Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Thaís Gouvêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T18:45:37Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T18:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6149 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Textualidade | pt_BR |
dc.title | Os impactos da atuação do professor de língua portuguesa no ensino de produção de textos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Edilene Maria de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4292572917428460 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Célia Sebastiana da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6040720460185023 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou compreender e evidenciar os impactos da atuação dos professores de língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de textos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico, especialmente das contribuições da Linguística Textual, foi desenvolvida uma reflexão acerca dos conceitos de texto, textualidade e mediação docente, explorados por autores como Irandé Antunes (2007), Luiz Antônio Marcuschi (2021), Ingedore Villaça Koch (2020), José Luiz Fiorin (2021) e José Carlos Libâneo (2021), e tentou-se mostrar como esses termos não são trabalhados de uma maneira adequada no cotidiano escolar, nem mesmo durante as aulas de língua portuguesa. Assim, mediante a análise de textos de estudantes de ensino médio, verificou-se que os professores precisam ter domínio de seu objeto de ensino, bem como das condições que atravessam o fazer pedagógico, para que os estudantes consigam ter uma aprendizagem de textos significativa, eficiente e consciente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras - Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
VERSÃO OFICIAL - THAÍS GOUVÊA SILVA - MONOGRAFIA - LETRAS PUC.pdf | 422,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador