PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thaís Gouvêapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T18:45:37Z-
dc.date.available2023-06-28T18:45:37Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6149-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.titleOs impactos da atuação do professor de língua portuguesa no ensino de produção de textos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Edilene Maria dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292572917428460pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Célia Sebastiana dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6040720460185023pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender e evidenciar os impactos da atuação dos professores de língua portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de textos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico, especialmente das contribuições da Linguística Textual, foi desenvolvida uma reflexão acerca dos conceitos de texto, textualidade e mediação docente, explorados por autores como Irandé Antunes (2007), Luiz Antônio Marcuschi (2021), Ingedore Villaça Koch (2020), José Luiz Fiorin (2021) e José Carlos Libâneo (2021), e tentou-se mostrar como esses termos não são trabalhados de uma maneira adequada no cotidiano escolar, nem mesmo durante as aulas de língua portuguesa. Assim, mediante a análise de textos de estudantes de ensino médio, verificou-se que os professores precisam ter domínio de seu objeto de ensino, bem como das condições que atravessam o fazer pedagógico, para que os estudantes consigam ter uma aprendizagem de textos significativa, eficiente e consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VERSÃO OFICIAL - THAÍS GOUVÊA SILVA - MONOGRAFIA - LETRAS PUC.pdf422,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador