PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Andraos Hanna da-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:27:22Z-
dc.date.available2020-12-14T13:27:22Z-
dc.date.issued2020-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/611-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectLivro didático de geografia-
dc.subjectDegradação-
dc.titleUm olhar geográfico sobre o cerrado e os perigos de sua degradaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Oyana Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735549543901638pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Agostinho Carneiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169144108081217pt_BR
dc.contributor.referee2Malheiros, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043663550004005pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve por objetivo, compreender a importância de um olhar geográfico sobre o cerrado e os perigos de sua degradação. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir da análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico usando as bases de dados SciELO e LILACS. Com o intuito de responder a seguinte questão problema: Qual a importância desse olhar geográfico sobre o cerrado em relação aos perigos de sua degradação? Constatou-se por meio de um olhar sobre as análise e realizada por diversos autores em diversos livros didáticos que, embora o Cerrado se constitua como um dos principais biomas brasileiros, ele é pouco ou quase nada explorado nos livros didáticos, estando disposto em poucas páginas e apresentando carências conceituais, incoerências nas ilustrações e nos textos. Isso mostra a necessidade de uma boa formação inicial e continuada do professor de geografia que o favoreça, por um lado, ir além da visão fragmentada ou mesmo equivocada que pode ser encontrada nos materiais didático-pedagógicos, e, por outro, o auxilie a mediar a construção de conhecimentos junto a seus alunos. Cabe ao professor de geografia aliar a temática ambiental (Cerrado) a uma prática pedagógica que dê conta não apenas de informar o aluno a respeito do histórico de devastação e suas consequências, mas também proporcionar ao aluno uma visão crítica com respeito a atuação do homem sobre o meio ambiente, visando a formação de cidadãos comprometidos com as gerações futuras e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.degree.graduationGeografia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andraos Hanna da Costa.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador