Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Andraos Hanna da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T13:27:22Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T13:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/611 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cerrado | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de geografia | - |
dc.subject | Degradação | - |
dc.title | Um olhar geográfico sobre o cerrado e os perigos de sua degradação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Oyana Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735549543901638 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Agostinho Carneiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7169144108081217 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malheiros, Roberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5043663550004005 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo teve por objetivo, compreender a importância de um olhar geográfico sobre o cerrado e os perigos de sua degradação. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir da análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico usando as bases de dados SciELO e LILACS. Com o intuito de responder a seguinte questão problema: Qual a importância desse olhar geográfico sobre o cerrado em relação aos perigos de sua degradação? Constatou-se por meio de um olhar sobre as análise e realizada por diversos autores em diversos livros didáticos que, embora o Cerrado se constitua como um dos principais biomas brasileiros, ele é pouco ou quase nada explorado nos livros didáticos, estando disposto em poucas páginas e apresentando carências conceituais, incoerências nas ilustrações e nos textos. Isso mostra a necessidade de uma boa formação inicial e continuada do professor de geografia que o favoreça, por um lado, ir além da visão fragmentada ou mesmo equivocada que pode ser encontrada nos materiais didático-pedagógicos, e, por outro, o auxilie a mediar a construção de conhecimentos junto a seus alunos. Cabe ao professor de geografia aliar a temática ambiental (Cerrado) a uma prática pedagógica que dê conta não apenas de informar o aluno a respeito do histórico de devastação e suas consequências, mas também proporcionar ao aluno uma visão crítica com respeito a atuação do homem sobre o meio ambiente, visando a formação de cidadãos comprometidos com as gerações futuras e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Andraos Hanna da Costa.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador