PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranca, Beatriz da Silvapt_BR
dc.creatorSantana, Isabela Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T12:17:00Z-
dc.date.available2023-06-28T12:17:00Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6103-
dc.description.abstractPurpose: To observe the phonological and vocabulary performance of children between 03 and 04 years old. Method: Quantitative, observational, non-interventional, cross-sectional research, with children aged 03 years and 11 months to 04 years and 11 months, students at the Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alto da Glória located in Goiânia-GO, using the Teste Infantil de Nomeação (TIN). Results: Regarding the raw test results, when analyzed individually, only one (3.3%) child received a score well below the average, 3 (10%) presented a score within the average, one child (3.3%) presented high average, and twenty-five (83.3%) had a very high average. When comparing the isolated performances with the performances of the group, analysis between evaluated peers, the performance scores change: six (20%) children presented a score far below the average, eleven (36.6%) below the average and thirteen (43, 3%) on average. The most frequent phonological processes in the speech of the researched children were: syllable reduction (59.46%), consonant harmony (37.84%) and liquid simplification (54.05%). Conclusion: The results of this research indicate that the COVID-19 pandemic and the measures adopted, such as the use of masks and increased exposure time to screens, may have interfered with the phonological and vocabulary performance of children. Further studies are needed to gain a deeper understanding of the possible impact of the pandemic on language and speech development in childhood.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAmostra do desempenho fonológico e do vocabulário de crianças de 03 anos e 11 meses a 04 anos e 11 meses do CMEI Alto da Glóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Marcos Henriquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886795657987383pt_BR
dc.contributor.referee1Toschi, Larissa Seabrapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488042391161349pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o desempenho fonológico e do vocabulário de crianças de 03 a 04 anos de idade. Método: Pesquisa quantiqualitativa, observacional, analítica, não interventiva, transversal, com crianças de 03 anos e 11 meses a 04 anos e 11 meses, alunas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alto da Glória localizado em Goiânia-GO, utilizando para avaliação o Teste Infantil de Nomeação (TIN). Resultados: Em relação aos resultados brutos do teste, quando analisados individualmente, apenas uma (3,3%) criança recebeu score muito abaixo da média, três (10%) apresentaram score dentro da média, uma criança (3,3%) apresentou média alta, e vinte e cinco (83,3%) apresentaram média muito alta. Quando comparado os desempenhos isolados com os desempenhos do grupo, análise entre pares avaliados, os escores de desempenho mudam: seis (20%) crianças apresentaram score muito abaixo da média, onze (36,6%) abaixo da média e treze (43,3%) na média. Os processos fonológicos mais frequentes na fala das crianças pesquisadas foram: redução de sílaba (59,46%), harmonia consonantal (37,84%) e simplificação de líquidas (54,05%). Conclusão: Os resultados desta pesquisa sugerem que a pandemia do COVID-19 e as medidas adotadas, como o uso de máscaras e o aumento do tempo de exposição às telas, podem ter interferido quanto ao desempenho fonológico e do vocabulário das crianças. Faz-se necessária a continuidade de estudos adicionais para obter uma compreensão mais aprofundada do possível impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem e fala na infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054578064916474; http://lattes.cnpq.br/8624067329276196pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador