PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Moisés Alves de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T00:14:16Z-
dc.date.available2023-06-28T00:14:16Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6091-
dc.description.abstractWith the technological advancement in countless fields, games are more present in the pedagogical area, among others, once they provide playful teaching and, consequently, produce better learning experiences. With that in mind, the research investigated the flight simulation games in order to find out if they can be used as a study and training tool for pilot standardization. To do so, a qualitative-quantitative methodological approach of a basic nature and descriptive objectives was used, through bibliographic and documental procedures and two case studies of air accidents. With the study, it was verified that almost a quarter of aeronautical occurrences registered between 2012 and March 2023 had as contributing factors the “piloting judgment” and the “commands application” and that the official investigation of these cases pointed to the lack of standardization of pilots, and resulted, among other recommendations, the training in flight simulators. The “flight indiscipline” factor also demanded standardization in operations and use of simulators. After analyzing two of these occurrences, it was found that the investigations’ results reinforced standardized operations and training in flight simulators as accident prevention methods in similar circumstances. The study concluded that simulation games, due to their accessibility, realistic reproduction and immersion possibilities in scenarios with different problems and solutions, can complement training in approved simulators, becoming potential teaching tools for the standardization of pilots.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectJogos de simulaçãopt_BR
dc.subjectSimulador de voopt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.titleJogos de simulação de voo: uma ferramenta em potencial para o treinamento adicional na padronização de pilotospt_BR
dc.title.alternativeFlight simulation games: a potential tool for additional training in pilot standardizationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço tecnológico em incontáveis campos, os jogos se fazem mais presentes na área pedagógica, entre outras, por proporcionarem um ensino lúdico e, consequentemente, produzirem melhores experiências de aprendizado. Com isso em mente, a pesquisa se aprofundou nos jogos de simulação de voo com o objetivo averiguar se eles podem ser utilizados como ferramenta de estudo e treinamento da padronização de pilotos. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa-quantitativa de natureza básica e objetivos descritivos, por meio de procedimentos bibliográficos, documentais e dois estudos de caso de acidentes aéreos. Com o estudo, verificou-se que quase um quarto das ocorrências aeronáuticas registradas entre 2012 e março de 2023 tiveram como fatores contribuintes o “julgamento de pilotagem” e a “aplicação de comandos” e que a investigação oficial desses casos apontou para a falta de padronização dos pilotos e gerou, entre outras recomendações, a possibilidade de treinamento em simulador de voo. O fator “indisciplina de voo” também demandou padronização nas operações e uso de simuladores. Após analisar duas destas ocorrências, constatou-se que os resultados das investigações reforçavam operações padronizadas e treinamento em simuladores de voo como métodos preventivos de acidentes em circunstâncias similares. O estudo concluiu que os jogos de simulação, em razão de sua acessibilidade, reprodução realística e possibilidades de imersão em cenários com diferentes problemas e soluções, podem complementar o treinamento em simuladores homologados, tornando-se ferramentas potenciais de ensino para a padronização de pilotos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador