PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Joanna Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T00:07:24Z-
dc.date.available2023-06-28T00:07:24Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6090-
dc.description.abstractThe metric called Net Promoter Score (NPS), adopted by several companies, including airlines, is the subject of this study, which aimed to analyze the NPS results in the main Brazilian airlines, with emphasis on Azul Linhas Aéreas as a customer loyalty strategy. Therefore, the methodology adopted was based on a qualitative approach, basic nature of research, with descriptive objectives and bibliographic and documental procedures, and on a case study. From the results obtained, it was found that Gol, Latam and Azul Linhas Aéreas adopt NPS and analyze their results. Referring to the numbers of Gol and Latam, both scored a low NPS in 2022, which puts them in the Improvement Zone, that is, that of dissatisfied customers. On the other hand, the 61 points obtained by Azul in the same year classified it in the Quality Zone, which translates into its services approved by passengers. In addition, when checking Azul's NPS between 2018 and 2022, the results showed that this company remains consecutively in the Quality Zone as a result of differentiated strategies to retain and attract more customers. Among its differentials, there was the excellence of its services aligned with the needs of customers, opportunities extracted from the most difficult situations and the high rate of resolution of problems pointed out by passengers. With the study, it is concluded that Azul uses the results of the NPS to further improve its services and, with that, manages to maintain a high approval rate and attract even more passengers.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectNet promoter scorept_BR
dc.subjectClientespt_BR
dc.subjectCompanhias aéreaspt_BR
dc.subjectAzul linhas aéreaspt_BR
dc.titleNPS: como a relação com o cliente pode alavancar uma empresa aérea, o caso Azul linhas aéreaspt_BR
dc.title.alternativeNPS: how customer relationship can leverage an airline company, the Azul linhas aéreas casept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.description.resumoA métrica denominada Net Promoter Score (NPS), adotada por diversas empresas, inclusive as aéreas, é o tema deste estudo, que teve como objetivo analisar os resultados NPS nas principais companhias aéreas brasileiras, com ênfase na Azul Linhas Aéreas como estratégia de fidelização de clientes. Para tanto, a metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa, na natureza básica de pesquisa, com objetivos descritivos e procedimentos bibliográficos, documentais, e em um estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que as companhias aéreas Gol, Latam e Azul adotam o NPS e analisam seus resultados. Quanto à pontuação da Gol e da Latam, ambas pontuaram em 2022 um NPS baixo, levando-as a pertencer à Zona de Aperfeiçoamento, isto é, a de clientes insatisfeitos. Por outro lado, os 61 pontos obtidos pela Azul no mesmo ano a posicionaram na Zona de Qualidade, o que traduz em seus serviços aprovados pelos passageiros. Além disso, ao verificar o NPS da Azul entre 2018 e 2022, os resultados demonstraram que esta empresa permanece consecutivamente na Zona de Qualidade como resultado de estratégias diferenciadas para manter e atrair mais clientes. Entre seus diferenciais, verificaram-se a excelência de seus serviços alinhados às necessidades dos clientes, as oportunidades extraídas das situações mais difíceis e o alto índice de resolução dos problemas apontados pelos passageiros. Com o estudo, conclui-se que a Azul utiliza os resultados do NPS para aprimorar ainda mais os seus serviços e, com isso, consegue manter-se com alto índice de aprovação e atrair cada vez mais passageiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204651661296212pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NPS. COMO A RELAÇÃO COM O CLIENTE PODE ALAVANCAR UMA EMPRESA AÉREA, O CASO AZUL LINHAS AÉREAS.pdf
  Restricted Access
270,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador