PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Victor Antonio Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T23:47:06Z-
dc.date.available2023-06-27T23:47:06Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6088-
dc.description.abstractElectric Vertical Takeoff and Landing (eVTOL) aircraft are emerging as an innovative addition to the search for solutions to urban traffic in major cities and environmental sustainability, being part of the concept of Urban Air Mobility (UAM). Given Brazilian potential for integrating these aircraft, this study aims to discuss the progress of eVTOL implementation in Brazil. The research methodology employed was a basic research, with a qualitative approach and documentary and bibliographic procedures, relying on scientific sources and official entities. The results indicate the possibility of Brazilian airlines incorporating eVTOL aircraft into their operations, such as Azul and Gol. Furthermore, it was found that the domestic industry is also in the process of developing these aircraft through a partnership between Embraer and Eve Air Mobility. However, the utilization of eVTOLs depends, among other factors, on appropriate infrastructure and updated regulations, which are still in their early stages in the national scenario. On the other hand, the results indicate possible mitigating actions to overcome these challenges, highlighting discussions among sector entities and scholars regarding a regulatory framework focused on UAM. It was concluded that Brazil holds a fortunate position in the Advanced Air Mobility (AAM) industry, considering the local development of sector specific technologies and the expectation of private sector acquisition, as well as the strategic role and partnership with the country's main regulatory agencies in this regard.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjecteVTOLpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectMobilidade aérea urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade aérea avançadapt_BR
dc.titleAeronaves eVTOL como um novo conceito de aviação no Brasil: desafios, implementação e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeeVTOL aircraft as a new aviation concept in Brazil: challenges, implementation and perspectivespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Cintra, Nathália Mansopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377240394670490pt_BR
dc.description.resumoAs aeronaves elétricas que decolam e pousam verticalmente (eVTOL) surgem como um reforço inovador na busca de soluções para o tráfego urbano das grandes cidades, e para a sustentabilidade ambiental, estando inseridas no conceito da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Diante do potencial brasileiro para integração dessas aeronaves, este estudo tem como objetivo discutir o andamento da implementação de eVTOL no Brasil. A metodologia adotada na pesquisa foi de natureza básica, abordagem qualitativa, procedimentos documental e bibliográfico, compostos por fontes científicas e de órgãos oficiais. Os resultados apontam para a possibilidade de empresas aéreas brasileiras incorporarem aeronaves eVTOL à sua malha, a exemplo da Azul e da Gol. Além disso, constatou-se que a indústria nacional também está em processo de desenvolvimento dessas aeronaves, a partir da subsidiária da subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility. Todavia, a utilização dos eVTOLs depende, entre outros fatores, de infraestrutura apropriada e normatização atualizada, temas ainda incipientes no cenário nacional. Por outro lado, os resultados indicam possíveis ações mitigadoras para contornar estes desafios, sobressaindo-se as discussões entre entidades do setor e estudiosos da área acerca de uma concepção regulatória voltada à UAM. Concluiu-se que o Brasil está em posição afortunada no cenário da indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), considerando o desenvolvimento local de tecnologias direcionadas ao setor e a expectativa de aquisição pela iniciativa privada, além do papel estratégico e da parceria com os principais órgãos regulatórios do país quanto ao assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::PROPULSAO AEROESPACIAL::MOTORES ALTERNATIVOSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9525077711181127pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AERONAVES EVTOL COMO UM NOVO CONCEITO DE AVIAÇÃO NO BRASIL.pdf
  Restricted Access
264,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador