PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Pedro Marcelo Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T17:46:32Z-
dc.date.available2023-06-26T17:46:32Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5928-
dc.description.abstractThis work aims to analyze silence as a form of language and, therefore, as a producer of meaning. The object of analysis is the manifestation of silence in John Cage's work, 4'33". To do so, we rely on two authors considered fundamental for discursive studies, Bakhtin (2016) and Foucault (2005). We propose a dialogue between the two, discussing their theories on the category of "utterance." Building on this theoretical foundation, we seek to analyze how 4'33" manifests as a set of utterances that form a discourse, as well as the conditions of possibility that allowed 4'33" to emerge as an enunciative act. Drawing on the cited authors and others, such as Durão (2019) and Santaella (2005), we conclude that 4'33" emerges as a responsive act to semiotic overproduction, a phenomenon that refers to the ever-increasing proliferation of signs and codes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.titleA emergência do silêncio como enunciado em 4’33, de John Cagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Návia Regina Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3218-1307pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4396186674476852pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Návia Regina Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3218-1307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4396186674476852pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Custódia Annunziata Spencieri dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862770150179930pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o silêncio enquanto forma de linguagem, e, portanto, como produtor de sentidos. O objeto de análise é a manifestação do silêncio em uma obra de John Cage, 4’33. Para isso, fundamentamo-nos em dois autores considerados fundamentais para os estudos discursivos, Bakhtin (2016) e Foucault (2005). Propomos um diálogo entre os dois, no que teorizam sobre a categoria “enunciado”. A partir dessa fundamentação teórica, buscamos analisar como 4’33 se manifesta como conjunto de enunciados que formam um discurso, como também verificar quais foram as condições de possibilidade que permitiram que 4’33 emergisse enunciativamente. Concluímos, com base nos autores citados e em outros, como Durão (2019) e Santaella (2005), que 4’33 emerge como ato responsivo à superprodução semiótica, fenômeno que se refere a proliferação cada vez maior de signos e códigos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - II - A EMERGÊNCIA DO SILÊNCIO COMO ENUNCIADO EM 4’33, DE JOHN CAGE.pdf658,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador