Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Arruda, Pedro Marcelo Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T17:46:32Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T17:46:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5928 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze silence as a form of language and, therefore, as a producer of meaning. The object of analysis is the manifestation of silence in John Cage's work, 4'33". To do so, we rely on two authors considered fundamental for discursive studies, Bakhtin (2016) and Foucault (2005). We propose a dialogue between the two, discussing their theories on the category of "utterance." Building on this theoretical foundation, we seek to analyze how 4'33" manifests as a set of utterances that form a discourse, as well as the conditions of possibility that allowed 4'33" to emerge as an enunciative act. Drawing on the cited authors and others, such as Durão (2019) and Santaella (2005), we conclude that 4'33" emerges as a responsive act to semiotic overproduction, a phenomenon that refers to the ever-increasing proliferation of signs and codes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Enunciado | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.title | A emergência do silêncio como enunciado em 4’33, de John Cage | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Návia Regina Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3218-1307 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4396186674476852 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Návia Regina Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3218-1307 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4396186674476852 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Custódia Annunziata Spencieri de | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1862770150179930 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o silêncio enquanto forma de linguagem, e, portanto, como produtor de sentidos. O objeto de análise é a manifestação do silêncio em uma obra de John Cage, 4’33. Para isso, fundamentamo-nos em dois autores considerados fundamentais para os estudos discursivos, Bakhtin (2016) e Foucault (2005). Propomos um diálogo entre os dois, no que teorizam sobre a categoria “enunciado”. A partir dessa fundamentação teórica, buscamos analisar como 4’33 se manifesta como conjunto de enunciados que formam um discurso, como também verificar quais foram as condições de possibilidade que permitiram que 4’33 emergisse enunciativamente. Concluímos, com base nos autores citados e em outros, como Durão (2019) e Santaella (2005), que 4’33 emerge como ato responsivo à superprodução semiótica, fenômeno que se refere a proliferação cada vez maior de signos e códigos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras - Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - II - A EMERGÊNCIA DO SILÊNCIO COMO ENUNCIADO EM 4’33, DE JOHN CAGE.pdf | 658,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador