PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Caroline Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T17:12:36Z-
dc.date.available2023-06-26T17:12:36Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5927-
dc.description.abstractAdolescence is marked by a period of phase change, moving from childhood to adulthood. With the effect of this transition, cognitive, social, emotional, cultural and physical changes occur, which may influence mental health and be one of the factors of depression and anxiety. To analyze the contribution of physical exercise in depressive and anxious adolescents. Methodology: Indirect literature review research in the line of research in Sports and Health Sciences. Selection and inclusion criteria were research in Portuguese and English, with samples involving both sexes, in adolescence, such as studies published from the year 2012, with searches carried out in databases such as Course Completion Works (TCC's), scientific articles National Library of Medicine (NLM-PubMed) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO). virtual libraries. Results: The studies analyzed the contributions of physical exercise, observing its effectiveness in the treatment of depression and anxiety. It is noted that elaborate physical activities ensure that the levels of the main neurotransmitters of the nervous system, serotonin, dopamine, and endorphins, gradually increase after the practice, being beneficial in the physical and mental well-being of the practitioner. Conclusion: Physical exercise is an excellent non-pharmacological agent, contributing to the control of the non-advance of depression and anxiety and being beneficial in the individual's autonomy and quality of lifept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleOs efeitos contribuintes do exercício físico para adolescentes depressivos e ansiosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz Júnior, Isaías Moreirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843532725547511pt_BR
dc.description.resumoA adolescência é marcada por um período de mudança de fase, passando da infância e partindo para vida adulta. Com o efeito dessa transição ocorrem alterações cognitivas, sociais, emocionais, culturais e físicas, podendo ter influência na saúde mental e sendo um dos fatores da depressão e ansiedade. Analisar a contribuição do exercício físico em adolescentes depressivos e ansiosos. Metodologia: Pesquisa indireta de revisão bibliográfica na linha de pesquisa em Ciências do Esporte e Saúde. Os critérios de seleção e inclusão foram pesquisas nos idiomas português e inglês, com amostras envolvendo ambos os sexos, na fase da adolescência, como estudos publicados a partir do ano de 2012, com buscas realizadas em bases de dados como Trabalhos de conclusão de curso (TCC´s), artigos científicos Biblioteca Nacional de Medicina (NLM-PubMed) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). bibliotecas virtuais. Resultados: Os estudos analisaram as contribuições do exercício físico, observando sua efetividade no tratamento de depressão e ansiedade. Nota-se que atividades físicas elaboradas garantem que os níveis dos principais neurotransmissores do sistema nervoso, serotonina, dopamina e endorfinas, aumentam gradualmente após a prática, sendo benéfica no bem-estar físico e mental do praticante. Conclusão: O exercício físico é um excelente agente não farmacológico, contribuindo no controle do não avanço da depressão e ansiedade e sendo benéfico na autonomia do indivíduo e qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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