PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Erica Araujopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T13:58:21Z-
dc.date.available2023-06-26T13:58:21Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5919-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCadeira de rodas motorizadapt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleUso da cadeira de rodas motorizada com comando nos pés: relato de experiência de uma jovem com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maysa Ferreira Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7871-6987pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305488604604741pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Francine Aguilera Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615270890741662pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Paulo Fernando Lôbopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369292040653723pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Relato de experiência de uma jovem com paralisia cerebral, com cognitivo preservado, alfabetizada, com presença de distonia, dificuldade na fala e nível V do sistema de classificação da função motora grossa (GMFCS). Objetivo: Descrever o processo de prescrição e adaptação da cadeira de rodas motorizada com comando nos pés e quais as barreiras para o seu uso. Método: Trata-se de um relato de experiência que utilizou o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas e filmagens da participante, deslocando-se com o uso da cadeira de rodas motorizada. Foi constituída por um roteiro de entrevista semiestruturado para guiar o processo de coleta. A análise foi realizada simultaneamente aos demais processos (coleta, transcrição, revisão do roteiro de entrevista), por meio da construção dos memorandos, codificação aberta, codificação axial, codificação seletiva, da síntese interpretativa e construção do modelo teórico. Resultados: O processo de análise de dados possibilitou identificar três categorias temáticas: 1) Processo de prescrição e adaptação à cadeira motorizada; 2) Barreiras para o uso da cadeira motorizada; 3) Estigma e preconceito frente à deficiência. As categorias apontaram aspectos relacionados à dificuldade por parte dos profissionais da saúde em identificar precocemente a necessidade da mobilidade independente; descrevem as principais barreiras, que são, a falta de acessibilidade e a dificuldade no transporte da cadeira; e apresentam os fatores sociais e atitudinais que prejudicam a participação e inclusão social. Conclusão: a aquisição da cadeira motorizada não atingiu as expectativas da participante, por não contribuir para a sua mobilidade independente e autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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