Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Márcio Barbosa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T11:53:44Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T11:53:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5910 | - |
dc.description.abstract | Motor development is a process of changes in motor behavior that occur throughout life. This process is influenced by hereditary and environmental factors. Sports initiation refers to the individual's first contact with a sports modality and is a period that provides a good sensory and motor gain. Basketball initiation is important for this development. Objective: To identify the influences of basketball initiation on the motor development of subjects aged 7 years and older. Method: Bibliographic research, narrative type. Sources such as books, articles and course completion papers on the subject were used. Results: It was identified that the initiation to basketball generates positive effects in motor development through the realization of basic and specific skills. Conclusions: Motor development is extremely important for activities of daily living, so it is important that these are developed in a way that respects each stage of development in which the individual is. Basketball, a collective sport, is capable of promoting this development through the learning stages (cognitive, associative and autonomous), with intrinsic and extrinsic feedback being extremely important. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Iniciação esportiva | pt_BR |
dc.subject | Basquetebol | pt_BR |
dc.subject | Esportes coletivos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento motor na iniciação ao basquetebol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Iwamoto, Thiago Camargo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1509-6047 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5384867084797134 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Iwamoto, Thiago Camargo | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-1509-6047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5384867084797134 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcelo de Sousa e | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8024434834035741 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferraz Júnior, Isaías Moreira | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2843532725547511 | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento motor é um processo de alterações no comportamento motor que ocorrem durante toda a vida. Sendo esse processo, influenciado por fatores hereditários e ambientais. A iniciação esportiva se refere ao primeiro contato do indivíduo com uma modalidade esportiva e é um período que proporciona um bom ganho repertório motor. A iniciação ao basquetebol, se demonstra importante para esse desenvolvimento. Objetivo: Identificar as influências da iniciação ao basquete sobre o desenvolvimento motor de sujeitos a partir dos 7 anos. Método: Pesquisa bibliográfica, do tipo narrativa. Foi utilizado fontes como livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso sobre a temática. Resultados: Foi identificado que a iniciação ao basquetebol gera efeitos positivos no desenvolvimento motor através da realização das habilidades básicas e especificas. Conclusões: O desenvolvimento motor é de extrema importância para as atividades da vida diária, portanto, é importante que essas sejam desenvolvidas de forma que respeite cada fase do desenvolvimento em que se encontra o indivíduo. O basquetebol, um esporte coletivo, é capaz de propiciar esse desenvolvimento através dos estágios de aprendizagem (cognitivo, associativo e autônomo), sendo de extrema importância o feedback intrínseco e extrínseco. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - Márcio Barbosa da Silva.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador