PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Pedro Carlos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T15:50:28Z-
dc.date.available2023-06-24T15:50:28Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5875-
dc.description.abstractThe history of indigenous peoples in Brazil is rich, yet little known, with a common practice of referring to them as a single ethnicity and frequently using the word "índios" (Indians), laden with prejudice. The objective of this research is to create an essay with a visual approach that can promote the combat against the stereotype constructed around the image and culture of indigenous peoples in Brazil, fostering the appreciation and understanding of these cultures. It is important to highlight the existence of over 305 indigenous peoples in the country, with 274 distinct languages and unique customs. The relative invisibility of these peoples is a result of stereotypes and distorted images that have been created over time. The work analyzes the construction of the indigenous image, emphasizing the Eurocentric and stereotypical perspective that has prevailed since the colonial period. It proposes a focused examination of the image and identity of indigenous peoples, breaking stereotypes and prejudices, presenting indigenous practices, traditions, and symbols in an authentic and respectful manner. The product is primarily aimed at high school and college students, with the aim of expanding their understanding and respect for Brazilian cultural diversity. Authors such as William and Gallois contribute to this discussion by highlighting the role of the image in valuing indigenous peoples and promoting respect for their traditions. The work utilizes visual language as an efficient and engaging form of communication, surpassing the reductionist view often found in textbooks, and promoting a broader understanding of indigenous culture. It also seeks to contribute to the dissemination of accurate information about indigenous peoples, promoting the appreciation and preservation of their cultures. The chosen visual approach aims to communicate effectively, reaching a wider audience.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas do Brasilpt_BR
dc.subjectAbordagem visual-
dc.subjectPreservação cultural-
dc.titleWari kuxu: um ensaio ilustrativo da diversidade cultural dos povos originários brasileiros além dos esteriótipospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Marcos Costa dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584846333786137pt_BR
dc.contributor.referee1Azeredo, Maurício dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816742964763640pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Lorena Dall’arapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599304974740938pt_BR
dc.description.resumoA história dos povos originários do Brasil é rica, porém pouco conhecida, havendo o costume de referir-se aos indígenas como uma única etnia, utilizando frequentemente a palavra "índios", carregada de preconceitos. Diante disso, o objetivo da pesquisa é um ensaio com uma abordagem visual que possa promover o combate ao estereótipo construído em torno da imagem e cultura dos povos indígenas do Brasil, promovendo a valorização e o conhecimento dessas culturas. Destaca-se a existência de mais de 305 povos indígenas no país, com 274 línguas distintas e costumes peculiares. A relativa invisibilidade desses povos é resultado de estereótipos e imagens distorcidas criadas ao longo do tempo. O trabalho analisa a construção da imagem dos indígenas, destacando a visão eurocêntrica e estereotipada que prevaleceu desde o período colonial. Propõe-se um recorte sobre a imagem e identidade dos povos originários, rompendo com estereótipos e preconceitos, apresentando de forma autêntica e respeitosa as práticas, tradições e símbolos indígenas. O produto é direcionado principalmente a estudantes do ensino médio e superior, visando ampliar a compreensão e o respeito pela diversidade cultural brasileira. Autores como William e Gallois contribuem para essa discussão, ressaltando o papel da imagem na valorização dos povos indígenas e na promoção do respeito às suas tradições. O trabalho utiliza a linguagem visual como forma de comunicação eficiente e atrativa, superando a visão reducionista presente nos livros didáticos e promovendo uma compreensão mais ampla da cultura indígena. Busca-se também contribuir para a disseminação de informações verossímeis sobre os povos indígenas, promovendo a valorização e preservação de suas culturas. A abordagem visual escolhida tem o objetivo de comunicar de forma eficiente, alcançando um público mais amplo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pedro 2023.pdf31,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador