Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dourado, Sâmela Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T12:23:18Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T12:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5728 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Jovem Aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Inserção ao mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.097/2000 | pt_BR |
dc.title | A especificidade adolescência e idade adulta volatizada pela Lei 10.097/2000 que institui o Programa Jovem Aprendiz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1639-9581 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6444580196034819 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Denise Carmen de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1646779275185882 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bento, Marly Machado | pt_BR |
dc.description.resumo | O Objeto de estudo da presente pesquisa é analisar a lei do aprendiz 10.097 em vigor desde 19 de dezembro de 2000, perpassando pelo artigo 428 e 433 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, também, a lei 11.180/2005. Portanto, tem por finalidade pesquisar a alteração ocorrida na Lei 10.097 no que diz respeito a faixa etária imposta pelo programa jovem aprendiz, de 14 aos 24 anos de idade, colocando adolescentes e adultos na mesma condição de “jovem aprendiz” sendo que a adolescência e a vida adulta são permeadas por especificidades em relação ao trabalho. O aprendiz tanto é um adolescente em busca de uma formação e aprendizado, como um adulto de 18 a 24 anos que almeja um trabalho remunerado com salário para sua manutenção e de seus familiares. A pesquisa busca romper o entendimento de que para um adolescente de até 18 anos de idade, na condição de aprendiz, receber meio salário-mínimo trabalhando quatro horas por dia é um bom começo para adaptação ao mercado de trabalho, entretanto, para um jovem-adulto acima de 18 anos de idade, será que meio salário-mínimo consegue suprir suas necessidades de adulto? A pesquisa qualitativa tem como fundamento, Santos (1999), Costa (1990), legislação como a Constituição Federativa do Brasil (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei do Aprendiz nº 10.097/2000 e Relatório Diário de Campo do Estágio. Assim, este trabalho expõe que o tratamento igual entre adolescentes e jovens-adultos sem considerar suas especificidades pode prejudicá-los e, ademais, busca contribuir com uma possível reflexão trazendo a historicidade dos fatos, vivências e acontecimentos que hoje faz refletimos sobre a atual realidade que o programa oferece a esses jovens-adultos e como ela pode ser melhorada e/ou reformulada para que os mesmos possam ter o respectivo respeito que a idade protagonizada define. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
A ESPECIFICIDADE ENTRE ADOLESCÊNCIA E IDADE ADULTA VOLATILIZADA NA LEI 10.097_2000 QUE INSTITUI O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ.pdf | 379,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador