PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLandim, Ana Flávia Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T03:04:15Z-
dc.date.available2023-03-03T03:04:15Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5572-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParada cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleParada cardiorrespiratória na perspectiva de acadêmicos ingressantes no curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior do Estado de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cruvinel, Karla Prado de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9754960193500220pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edna Magalhães de Alencarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7239344079206086pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Fernanda Guilarduccipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740753246522710pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória (PCR) é a ausência de pulso e respiração, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de técnicas utilizadas para promover a oxigenação até a chegada de assistência especializada, para isto é necessário prestar o primeiro atendimento por meio do suporte básico de vida (SBV). OBJETIVO: Identificar as competências e habilidades de ingressantes do curso de graduação em Enfermagem sobre SBV em cardiologia em uma instituição de ensino superior no município de Goiânia–GO. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo de tipo descritivo, desenho transversal, por meio de abordagem quantitativa realizado com acadêmicos de graduação em enfermagem em uma instituição de ensino superior no município de Goiânia-GO. RESULTADOS: Estudo realizado com 19 participantes, onde observou-se uma população predominantemente feminina, recém concluintes do ensino médio e de baixo poder aquisitivo em que todos os participantes já ouviram falar em PCR, no entanto, somente 11% (n= 2) consideram-se aptos para iniciar um atendimento à PCR. CONCLUSÃO: Conclui-se que os ingressantes se assemelham ao público leigo, pois possuem saberem adquiridos através do senso comum por meio da interação e contexto social. Dessa forma é necessário a capacitação da população leiga em situações de urgência e emergência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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