PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Entony Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T01:17:42Z-
dc.date.available2022-12-24T01:17:42Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5505-
dc.description.abstractThe cargo transport market is influenced by a series of variables, both external and internal, such as the regional characteristics in which the airports are inserted, which can make it difficult to analyze the logistics competitiveness related to air cargo, since several data mustbe considered.Based on this premise, the objectiveintends to identify which factors determine airport logistical performance that can be quantified and based on available secondary data from the specialized literature, briefly describe the air transport of cargo and airports from the northern region of Brazil, with emphasis on the Manaus/AM airport.The rivalry between the main airport cargo terminals has become a new reality in the air cargo businessin Brazil, as a result of airport concessions.Thus, the questions are: what factors are most important for airports to remain competitive in the cargo sector, consideringthe introduction of private initiative through concessions in airport management and the new dynamics of the market? What makes airports more effective in the market and more attractive to the local freight flow?Why do airports in the North region of Brazilstill lack investment?Havingthese questions in mind, the importance of analyzing the cargo sector at airports in the northern region is justified, since there are no substantial and current analyzes on the subject in the country, with great strategic importance of air cargo transport in the logistics chain in Brazil. Regarding domestic cargo, the fact that ANAC and INFRAERO statistical yearbooks only provide data on the origin-destination movement of cargo —instead of portraying the actual flow of goods through the terminals in order to describe the scope of the chainlogistics and better evaluate efficiency —affects theresearch results, since these documents could estimate the capacity for growth in cargo volume from the predicted increase in passenger flow, or determine what proportion of cargo istransported by passenger planes.The research methodology used in this work is a basicone. As for the research purposes, it is classified as descriptive, with a qualitative approach and, as technical procedure, it is a bibliographic and analysis of scientific documents, such as books, theses, dissertations and scientific articles.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectLogística aeroportuária de cargapt_BR
dc.subjectRegião Nortept_BR
dc.subjectManaus/AMpt_BR
dc.titleAnálise da logística aeroportuária de carga nos principais aeroportos da região Norte do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAirport cargo logistics analysis in the main airports in the Northern region of Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ycarim Melgaçopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791745313665253pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Silvana de Brito Arraispt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797554577041706pt_BR
dc.description.resumoO mercado do transporte de carga é influenciado por uma série de fatores, tanto externos quanto internos, como as características regionais em que os aeroportos estão inseridos, o que pode dificultara análise da competitividade logística relacionada à carga aérea, uma vez que vários dados devem ser considerados para tal análise. Partindo dessa premissa, o objetivo é identificar quais fatores determinam o desempenho logístico aeroportuário que possa ser quantificado e, a partir dedados secundários disponíveis obtidos na literatura especializada, descrever brevemente o transporte aéreo de cargas e aeroportos da região norte do Brasil, com ênfase no aeroporto de Manaus/AM. A rivalidade entre os principais terminais de carga aeroportuária tornou-se uma nova realidade no negócio de carga aérea do Brasil, como o resultado das concessões aeroportuárias. Assim, indaga-se: quais fatores são mais importantes para que os aeroportos permaneçam competitivos no setor de cargas, dada a introdução da iniciativa privada mediante as concessões na gestão aeroportuária e a nova dinâmica do mercado? O que torna os aeroportos mais eficazes no mercado e mais atraentes para o fluxo de frete local? Por que os aeroportos da Região Norte do país ainda carecem de investimentos? Tendo esses questionamentos em mente, justifica-se a importância da análise do setor de carga nos aeroportos da região norte, pois não há análises substanciais e atuais sobre o tema no país, com grande importância estratégica do transporte aéreo de carga na cadeia logística do Brasil. Em relação à carga doméstica, o fato de os anuários estatísticos da ANAC e da INFRAERO apenas fornecerem dados sobre a movimentação de origem-destino da carga—em vez de retratar o fluxo real de mercadorias dos terminais com vistas a descrever o escopo da cadeia logística e avaliar melhor a eficiência—,faz com que os resultados da pesquisa sejam afetados, uma vez que esses documentos poderiam estimar a capacidade de crescimento no volume de carga a partir do aumento previsto no fluxo de passageiros, ou determinar qual proporção de carga é transportada por aviões de passageiros .A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho é de natureza básica. Quanto aos fins de investigação, é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa e, quanto ao seu procedimento técnico, é do tipo bibliográfico e análise de documentos de domínio científico, tais como livros, teses, dissertações e artigos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Entony Souza.pdf768 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador