PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFenato, Filipe Turciopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T00:42:39Z-
dc.date.available2022-12-24T00:42:39Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5504-
dc.description.abstractThis article aims to show how hydrogen will replace the use of fossil fuels in aircraft, elucidating the reasons that lead to the modernization of this industry, what changes should be made and when these new technologies will be operating on a large scale. The growth in passenger demand and the increase in the aircraft fleet have an impact on global warming and, from the perspective of making aviation a disruptive industry, focused on zero carbon emissions, researchers have seen hydrogen as a solution in the medium and long term. deadline for this issue. Relevant factors are its high availability in the Earth's atmosphere, the fact that it cannot be found and obtaining zero CO2 emissions. We sought to analyze not only the advantages of using this gas, but all the challenges and barriers that postpone its debut in the market, as well as its costs, necessary changes in the manufacture of aircraft and engines and the adaptation of airports and employees. The methodology used was of a basic and explanatory nature. It also took into account the way in which airlines have been preparing for the arrival of this moment, as well as the infrastructure that is being set up to start using this new source of aeronautical energy. It was shown that this must be a permanent solution and, when ready, it will be more efficient than current fuels and zero pollutant.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleO hidrogênio como opção futura de combustível de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeHydrogen as a future aircraf fuel optionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como finalidade evidenciar como o hidrogênio substituirá ouso de combustíveis fósseis em aeronaves, elucidando quais os motivos que levam à modernização desta indústria, quais mudanças deverão ser feitas e quando essas novas tecnologias estarão operando em larga escala. O crescimento da demanda de passageiros e o aumento da frota de aviões causam impacto no aquecimento global e, sob a perspectiva de tornar a aviação uma indústria disruptiva, focada em zero emissões de carbono, pesquisadores enxergaram, no hidrogênio, uma solução em médio e longo prazo para tal problemática. São fatores relevantes a sua alta disponibilidade na atmosfera terrestre, o fato de não ser findável e a sua obtenção também ser zero emissão de CO2. Buscou-se analisar não apenas as vantagens da utilização desse gás, mas todos os desafios e barreiras que postergam sua estreia no mercado, bem como seus custos, mudanças necessárias na fabricação de aeronaves e motores e a adaptação de aeroportos e funcionários. A metodologia utilizada foi de natureza básica e explicativa. Levou-se em consideração, também, a forma como as empresas aéreas têm se preparado para a chegada desse momento, assim como a infraestrutura que está sendo montada para o início do uso dessa nova fonte de energia aeronáutica. Foi evidenciado que essa deve ser uma solução permanente e, quando pronta, será mais eficiente que os atuais combustíveis e zero poluente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1159804151998245pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II FILIPE Turcio.pdf903,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador