PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBittencourt, Leonardo Diogopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T21:42:26Z-
dc.date.available2022-12-22T21:42:26Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5498-
dc.description.abstractVirtual reality in flight simulators is a resource present in pilots formation, as it allows the student to train all types of foreseen procedures and to perform technical and non-technical skills. The simulator's purpose is, therefore, to intensify the learning efficiency and to reduce operational expenses so that a viable, safe and reliable training can be offered. This technological apparatus available in the pilot formation area made companies increasingly seek for new simulation technologies available on the market. In this context, this research aims to discuss about the new technologies that are being implemented in all world aviation areas, specifically in pilot formation. The research general objective is to understand to what extent virtual reality in flight simulators can be effective as a training methodology. For this, it is intended as specific objectives to discuss virtual reality as a technological innovation in the flight simulator market and as a training methodology and to report how some aviation companies — KLM, the Dutch giant and the French manufacturer Airbus — have been using virtual reality in flight simulators. For that, an exploratory research and a methodology of bibliographical nature were adopted. It is concluded that virtual reality in flight simulators enables a total and differentiated user imersion, realistically simulating different events and scenarios present in real flights, such as varied weather situations, changes in the wind and air temperature, and even on the weight of the aircraft. About KLM, it should be noted that it has been investing in this technology with positive results, while Airbus has been dedicating, in particular, to innovation related to tactile sensors in order to improve the customer experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulador de voopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleA realidade virtual em simuladores de voo: possibilidade de metodologia de treinamentopt_BR
dc.title.alternativeVirtual reality in flight simulators: possibility of training methodologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoA realidade virtual em simuladores de voo é um recurso presente na formação de pilotos, pois permite ao aluno treinar todo tipo de procedimento previsto e executar habilidades técnicas e não técnicas. A finalidade de um simulador é, portanto, intensificar a eficiência do aprendizado e diminuir gastos operacionais para que se possa oferecer um treinamento viável, seguro e confiável. Esse aparato tecnológico disponibilizado na área de formação de pilotos fez com que as empresas buscassem cada vez mais novas tecnologias de simulação disponíveis no mercado. Neste contexto, a intenção da presente pesquisa é discutir sobre as novas tecnologias que estão sendo implementadas em todas as áreas da aviação mundial, em específico na parte de formação de pilotos. O objetivo geral da pesquisa é compreender em que medida a realidade virtual em simuladores de voo pode ser eficaz como metodologia de treinamento. Para isso, pretende-se, como objetivos específicos, discutir a realidade virtual como inovação tecnológica no mercado de simuladores de voo e como metodologia de treinamento e relatar como algumas empresas de aviação — KLM, a gigante holandesa, e a fabricante Airbus, de origem francesa — têm utilizado a realidade virtual em simuladores de voos. Para tanto, adotou-se uma pesquisa de caráter exploratório e metodologia de natureza bibliográfica. Conclui-se que a realidade virtual em simuladores de voo possibilita uma total e diferenciada imersão do usuário, simulando, de forma realista, diversos eventos e cenários presentes nos voos reais, como situações climáticas variadas, a exemplo de mudanças de vento e de temperatura do ar, e até mesmo o peso da aeronave. Sobre a empresa KLM, percebe-se que ela vem investindo nessa tecnologia com resultados positivos, ao passo que a Airbus tem se dedicado, em especial, à inovação relacionada a sensores táteis a fim de melhorar a experiência do cliente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Leonardo Bittencourt .pdf841,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador