Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mota, Ludmylla Beatriz Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T14:24:30Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T14:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5480 | - |
dc.description.abstract | The topic addressed in the work is the participation of girls in Physical Education classes in Elementary School II, emphasizing football, being one of the most practiced modalities in the whole world, however, girls/women face barriers and prejudices in relation to their practice due to the stereotype of the modality and the way that society sees women from birth, as a docile and delicate being. Within the school, football is the protagonist of physical education classes and as a reflection of Society, there are also some prejudices related to the participation of girls. The general objective of the work was to investigate, through bibliographical research, how girls participate in Physical Education classes for Elementary School II. The methodology adopted was bibliographical research, of the narrative type. Scientific articles, books and course conclusion works were used that address the theme. Through the results it was found that football is very present in school Physical Education, but because it is a male sport it ends up provoking prejudices regarding the participation of girls. However, the girls have already experienced the modality in class and agree that it should be one of the contents of the discipline. Therefore, it is concluded that the non-participation of girls in Physical Education classes, specifically about soccer practice, is caused by cultural factors rooted in society. This factor ends up causing a cascade effect that will influence the tastes, behaviors and motor development of girls in Elementary School II. Keywords: Women's Football. School Physical Education. Girls. Elementary School II. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Futebol feminino | pt_BR |
dc.title | Participação de meninas nas aulas de educação física no ensino fundamental II: o futebol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Maria Zita | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8071095661539901 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Marcos Paulo da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8846388856522885 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Veiga, Thales Gilson Nasser da | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0450431879381630 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema abordado no trabalho é a participação de meninas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II, dando ênfase no futebol, sendo essa uma das modalidades mais praticada em todo o mundo, porém as meninas/mulheres enfrentam barreiras e preconceitos em relação a sua prática devido ao estereótipo da modalidade e a forma que a sociedade vê a mulher desde o seu nascimento, como um ser dócil e delicado. Dentro da escola, o futebol é protagonista das aulas de Educação Física e como reflexo da sociedade, também ocorre alguns preconceitos relacionados a participação das meninas. O objetivo geral do trabalho foi investigar através de pesquisa bibliográfica como ocorre a participação de meninas nas aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental II. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, do tipo narrativa. Foi utilizado artigos científicos, livros e trabalhos de conclusão de curso que abordam sobre a temática. Através dos resultados foi encontrado que o futebol está muito presente na Educação Física escolar, mas por ser um esporte masculino acaba provocando preconceitos em relação a participação de meninas. Entretanto, as meninas já vivenciaram a modalidade nas aulas e concordam que o futebol deve ser um dos conteúdos da disciplina. Portanto, conclui-se que a não participação das meninas nas aulas de Educação Física, especificamente sobre a prática de futebol, é causado por fatores culturais enraizados na sociedade. Fator esse que acaba provocando um efeito cascata que vai influenciar nos gostos, comportamentos e desenvolvimento motor das meninas do Ensino Fundamental II. Palavras-chaves: Futebol Feminino. Educação Física Escolar. Meninas. Ensino Fundamental II. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
monografia ludmylla - Versão final.pdf | 637,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador