PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Janaina Menezpt_BR
dc.creatorCarvalho, Jeanne Gabriely Santos dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T20:31:10Z-
dc.date.available2022-12-21T20:31:10Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5462-
dc.description.abstractAbstract General Objective: To trace the auditory profile of young video game players, called Gamers, living in the city of Goiânia-Goiás, Brazil. Methodology: Cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. Sample composed of 22 participants, aged between 18 and 29 years old, Gamers, residing in the city of Goiânia. The first stage of the study was related to completing a data collection instrument, adapted from Correa et al.; 2016 and Mello et al.; 2019. Results: Of the 22 (100%) research participants, all were men, most had completed high school, more than half did not work. When asked about perceiving the presence of tinnitus, 10 (45%) perceived it. All 22 (100%) participants used headphones, and most used them to play between 4 and 8 hours a day, but still kept them in other activities. The most cited extra-auditory symptoms were stress, irritability, anxiety and difficulty concentrating. Of the 22 (100%) study participants, 9 (41%) had hearing loss at some frequency in the pure tone audiometry for the right ear and 10 (45%) for the left. In pure tone audiometry for high frequencies, 15 (68%) had at least one frequency with altered threshold for the right ear and 12 (55%) for the left. Conclusion: It is possible to trace the auditory profile of gamers living in the city of Goiânia, and for this sample, high-frequency audiometry was the most sensitive test in detecting possible auditory alterations. Keywords: Hearing Loss; Video games.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.titlePerfil auditivo de gamers da cidade de Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zuliani, Luciana Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495722051934359pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Allan Kardec Gomes dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388943649245662pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Taniara de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953117021467144-
dc.description.resumoObjetivo Geral: Traçar o perfil auditivo de jovens jogadores de videogames, denominado Gamers, residentes na cidade de Goiânia-Goiás, Brasil. Metodologia: Estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa. Amostra composta por 22 participantes, com idade entre 18 e 29 anos, Gamers, residentes na cidade de Goiânia. A primeira etapa do estudo relacionava-se ao preenchimento de um instrumento de coleta de dados, adaptado de Correa et al.; 2016 e Mello et al.; 2019. Resultados: Dos 22 (100%) participantes da pesquisa, todos eram homens, a maioria com ensino médio completo, mais da metade não trabalhava. Quando indagados sobre perceberem a presença de zumbido, 10 (45%) o sentiam. Todos os 22 (100%) participantes usavam fones de ouvido, sendo que a maioria o utilizava para jogar entre 4 e 8 horas diárias, porém ainda permaneciam com ele em outras atividades. Os sintomas extra-auditivos mais citados foram o estresse, a irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração. Dos 22 (100%) participantes do estudo, 9 (41%) apresentaram perda auditiva em alguma frequência na audiometria tonal limiar para a orelha direita e 10 (45%), para a esquerda. Na audiometria tonal limiar para as altas frequências, 15 (68%) tiveram pelo menos uma frequência com limiar alterado para a orelha direita e 12 (55%), para a esquerda. Conclusão: É possível traçar o perfil auditivo de gamers residentes na cidade de Goiânia, tendo sido, para esta amostra, a audiometria de altas frequências o exame mais sensível na detecção de possíveis alterações auditivas. Palavras-chave: Perda Auditiva; Jogos de vídeo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9363094131122686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575194129877612pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - PERFIL AUDITIVO DE GAMERS DA CIDADE DE GOIÂNIA FINAL DO FINAL.pdf392,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador