PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaldoino, Talyssa Sousapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T19:47:21Z-
dc.date.available2022-12-21T19:47:21Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5461-
dc.description.abstractThis research presents a survey on people with disabilities and how bodies are visualized in the entertainment universe through characters. It identifies physical and emotional characteristics in order to assess how the body is represented in the ludic space. And it notes that even in a process of transforming the stereotyped views regarding people with disabilities, there is still much to be done. In this way, it proposes an educational approach to inclusion processes through didactic material, a children's booklet, which can be used in classrooms as an object of pedagogical support in the early stages of early childhood education as a strategy for expanding inclusion and representativeness of people with disabilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPersonagenspt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectInlusãopt_BR
dc.titleDesign e acessibilidade no universo dos personagens: a inclusão no mundo lúdico e infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Ana Paula Neres de Santanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342411752042913pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Ana Paula Neres de Santanapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342411752042913pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee3Hsuan-An, Taipt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368659127034421pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa apresenta um levantamento sobre pessoas com deficiência e de como os corpos são visualizados no universo do entretenimento por meio de personagens. Identifica características físicas e emocionais no intuito de avaliar como se dá a representação do corpo no espaço lúdico. E constata que mesmo em um processo de transformação dos olhares estereotipados com relação às pessoas com deficiência, ainda há muito que se precisa realizar. Desta maneira, propõe uma abordagem educacional dos processos de inclusão por meio de um material didático, um livreto infantil, que poderá ser utilizado em salas de aula como objeto de apoio pedagógico nas fases iniciais da educação infantil como estratégia de ampliação da inclusão e da representatividade das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUALpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Design_Talyssa.pdf92,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador