Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Jordanna Doratos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-13T21:37:20Z | - |
dc.date.available | 2020-12-13T21:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/540 | - |
dc.description.abstract | We present a monograph, based on bibliographic research, according to Fiorentini and Lorenzato on elementary operations of whole numbers based on Davydov's developmental teaching. This theoretical contribution is a didactic guidance for application by the teacher in the classroom, in the sense of subsidizing him in the planning of his classes, guiding him to work with the scientific contents and prioritizing the study activity, with the objective that the student has autonomy and curiosity in carrying out investigations regarding scientific content, produced by humanity. This work has as objective to elaborate a formative didactic experiment for the formation of the theoretical thought of students of the 7th year of elementary school II on the concept of operations with whole numbers. , on the other hand, Davydov advises us that teaching should be focused on theoretical teaching, so that students can appropriate the concepts to carry out mental actions to solve problems in their social context. For the formation of theoretical knowledge, Davydov proposes that the best method is the movement from abstract to concrete, summarized in the actions of the didactic training experiment. In this sense, we indicate that the lesson plan is the main theoretical result of this work, which we hope will contribute to the academic debate on the teaching and learning of Mathematics.Keywords: Whole numbers, Developmental Teaching Theory, Historical-Cultural Theory. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Números inteiros | pt_BR |
dc.subject | Teoria do ensino desenvolvimental | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
dc.subject | Whole numbers | - |
dc.subject | Developmental teaching theory | - |
dc.subject | Historical-cultural theory | - |
dc.title | Uma proposta de ensino de operações com inteiros fundamentada em Davydov | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Elias Rafael de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6463618318547956 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lemes, Gabriela Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7552369960662626 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos uma monografia, sustentada numa pesquisa bibliográfica, segundo Fiorentini e Lorenzato sobre operações elementares de números inteiros fundamentada no ensino desenvolvimental de Davydov. Este aporte teórico é uma orientação didática para aplicação pelo professor em sala de aula, no sentido de subsidiá-lo no planejamento de suas aulas, orientando-o a trabalhar com os conteúdos científicos e priorizando a atividade de estudo, com o objetivo de que o aluno tenha autonomia e curiosidade em realizar investigações a respeito dos conteúdos científicos, produzidos pela humanidade. Este trabalho tem como objetivo elaborar um experimento didático formativo para a formação do pensamento teórico de estudantes do 7º ano do ensino fundamental II sobre o conceito de operações com números inteiros., caracterizado pelo que Davydov chamou de ensino empírico, fundamentado nas descrições superficiais dos objetos, em contra partida Davydov nos orienta que o ensino deve ser voltado ao ensino teórico, para que o escolar se aproprie dos conceitos para realizar ações mentais para resolver problemas de seu contexto social. Para formação do conhecimento teórico, Davydov propõe que a melhor método é o movimento do abstrato ao concreto, resumidos nas ações do experimento didático formativo. Neste sentido, indicamos que o plano de aula é o principal resultado teórico desse trabalho, que esperamos que contribua com o debate acadêmico sobre o ensino-aprendizagem de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Exatas e da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JORDANNA DORATOS PEREIRA.pdf | 280,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador