PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Jordanna Doratos-
dc.date.accessioned2020-12-13T21:37:20Z-
dc.date.available2020-12-13T21:37:20Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/540-
dc.description.abstractWe present a monograph, based on bibliographic research, according to Fiorentini and Lorenzato on elementary operations of whole numbers based on Davydov's developmental teaching. This theoretical contribution is a didactic guidance for application by the teacher in the classroom, in the sense of subsidizing him in the planning of his classes, guiding him to work with the scientific contents and prioritizing the study activity, with the objective that the student has autonomy and curiosity in carrying out investigations regarding scientific content, produced by humanity. This work has as objective to elaborate a formative didactic experiment for the formation of the theoretical thought of students of the 7th year of elementary school II on the concept of operations with whole numbers. , on the other hand, Davydov advises us that teaching should be focused on theoretical teaching, so that students can appropriate the concepts to carry out mental actions to solve problems in their social context. For the formation of theoretical knowledge, Davydov proposes that the best method is the movement from abstract to concrete, summarized in the actions of the didactic training experiment. In this sense, we indicate that the lesson plan is the main theoretical result of this work, which we hope will contribute to the academic debate on the teaching and learning of Mathematics.Keywords: Whole numbers, Developmental Teaching Theory, Historical-Cultural Theory.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectTeoria do ensino desenvolvimentalpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-cultural-
dc.subjectWhole numbers-
dc.subjectDevelopmental teaching theory-
dc.subjectHistorical-cultural theory-
dc.titleUma proposta de ensino de operações com inteiros fundamentada em Davydovpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Elias Rafael de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463618318547956pt_BR
dc.contributor.referee2Lemes, Gabriela Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7552369960662626pt_BR
dc.description.resumoApresentamos uma monografia, sustentada numa pesquisa bibliográfica, segundo Fiorentini e Lorenzato sobre operações elementares de números inteiros fundamentada no ensino desenvolvimental de Davydov. Este aporte teórico é uma orientação didática para aplicação pelo professor em sala de aula, no sentido de subsidiá-lo no planejamento de suas aulas, orientando-o a trabalhar com os conteúdos científicos e priorizando a atividade de estudo, com o objetivo de que o aluno tenha autonomia e curiosidade em realizar investigações a respeito dos conteúdos científicos, produzidos pela humanidade. Este trabalho tem como objetivo elaborar um experimento didático formativo para a formação do pensamento teórico de estudantes do 7º ano do ensino fundamental II sobre o conceito de operações com números inteiros., caracterizado pelo que Davydov chamou de ensino empírico, fundamentado nas descrições superficiais dos objetos, em contra partida Davydov nos orienta que o ensino deve ser voltado ao ensino teórico, para que o escolar se aproprie dos conceitos para realizar ações mentais para resolver problemas de seu contexto social. Para formação do conhecimento teórico, Davydov propõe que a melhor método é o movimento do abstrato ao concreto, resumidos nas ações do experimento didático formativo. Neste sentido, indicamos que o plano de aula é o principal resultado teórico desse trabalho, que esperamos que contribua com o debate acadêmico sobre o ensino-aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Exatas e da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.degree.graduationMatemática-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORDANNA DORATOS PEREIRA.pdf280,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador