PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nadya Pereira da-
dc.date.accessioned2020-12-13T21:15:05Z-
dc.date.available2020-12-13T21:15:05Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/533-
dc.description.abstractThis monograph has Davydov's theory of developmental teaching on the teaching of fractions. Davydov's methodology is oriented to the construction of students for a humanistic formation with the purpose of enabling them to orient themselves in life independently. We seek to understand the proposal of some textbooks for the teaching of faction in the sixth year, and we think about how the theory of developmental teaching can help to make learning more effective through a lesson plan based on Davydov's ideas. A major problem that we see in this traditional methodology offered in schools is that students become dependent on the teacher. Creativity and independence arouse students are not stimulated and generally the orientation given is that they use general models to solve particular problems through examples and repetitive exercises. The methodology used to carry out this work was a bibliographic research, which is elaborated from the material already published, such as books, articles, and materials made available on the internet, performing analysis of the processes of these materials. In the theoretical foundation we are based on the theory of developmental teaching, which believes that the role of the school is not only to transmit the knowledge accumulated by culture, but to use students through teaching that impels mental development to orient themselves with autonomy in information scientific, that is, think dialectically. We also address Vygotsky's historical cultural theory, for which teaching and learning are universal forms for the development of the individual. We conclude with a teaching-learning proposal of fractions with the methodology of this methodology that encourages students to think dialectically. We understand that the difficulties to implement the proposal in mathematics education is not an easy task in view of the difficulties encountered in his work, however we hope to contribute to the academic debate in the sense of proportions in one of the negative aspects of education, the methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectDevelopmental teaching theory-
dc.subjectHistorical-cultural theory-
dc.subjectTeoria do ensino desenvolvimental-
dc.subjectTeoria histórico-cultural-
dc.titleUma proposta de ensino de frações baseada no ensino desenvolvimental de Davydovpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Elias Rafael de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463618318547956pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Jordana de Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086295882658741pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como tema a teoria do ensino desenvolvimental, de Davydov, sobre o ensino de frações. A metodologia de Davydov é orientada à construção dos alunos para uma formação humanística com o propósito de capacitá-los a se orientarem na vida de forma independente. Buscamos compreender qual a proposta de alguns livros didáticos para o ensino de fração no sexto ano e pensamos em como aplicar a teoria do ensino desenvolvimental para contribuir com melhores resultados quanto a aprendizagem através de um plano de aula baseado nas ideias de Davydov. Um grande problema que observamos nessa metodologia tradicional oferecida nas escolas é que os alunos se tornam dependentes do professor. A criatividade e a independência desses alunos não são estimuladas e geralmente a orientação dada é no sentido de que utilizem modelos gerais para resolver situações-problema particulares através de exemplos e exercícios repetitivos. A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, de acordo com Fiorentini e Lorenzato (2006). Na fundamentação teórica nos baseamos na teoria do ensino desenvolvimental, conforme Sousa (2017), que acredita que o papel da escola não é de apenas transmitir o conhecimento acumulado pela cultura, mas ensinar aos alunos através de um ensino que impulsione o desenvolvimento mental a orientarem-se com autonomia na informação científica, ou seja, pensar dialeticamente. Também abordamos a teoria histórico cultural de Vygotsky, para a qual o ensino e aprendizagem são formas universais para o desenvolvimento do indivíduo. Finalizamos com uma proposta de ensino-aprendizagem das frações com a aplicação desta metodologia que instiga os alunos a pensarem dialeticamente. Entendemos que as dificuldades para implementação da proposta na educação matemática não é uma tarefa fácil diante das dificuldades encontradas no seu trabalho, entretanto esperamos contribuir para o debate acadêmico no sentido de propor mudanças num dos aspectos negativos da educação, a metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Exatas e da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.degree.graduationMatemática-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadya Pereira Monografia.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador