PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortes, Henrique de Matos Macedopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T19:16:20Z-
dc.date.available2022-12-19T19:16:20Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5269-
dc.description.abstractThis work is a study on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) by public school teachers in Goiás in remote teaching, during the COVID-19 pandemic. To carry it out, we used a digital questionnaire from the Microsoft Forms Platform that was sent to teachers by email, of which 324 answered it. We took as theoretical basis for the elaboration of the questions that composed the questionnaire the studies of Cysneiros (1999), Davydov (1988), Vygotsky (1988), Freitas (2016), Peixoto (2015) and Moran (2000), which deal with the issue of teaching-learning, empirical and theoretical knowledge, mediation and use of DICT in education, from which we took some categories to propose and analyze the questionnaire. The results of the questionnaire analysis show that remote teaching was a painful experience for teachers who felt unable to provide qualified teaching due to serious restrictions that institutions imposed on their work, such as limited access to DICT, overwork, generating psychological pressure, illness, a limited mediation of scientific concepts, leading to sustained learning in the formation of empirical knowledge, to the detriment of scientific knowledge. The study also shows that the school and teachers were not prepared to face remote teaching. In addition to having psychologically affected teachers and students, the pandemic had immeasurable consequences for education in a general context, where an educational gap was found due to the lack of release funds by the government. The study also reveals that there is a considerable distance between the DICT insertion discourse contained in academic texts and the reality of the school, showing that we are not ready for a total change in the way of teaching, the need for material and immaterial investments (training of the teacher), in the sense of qualifying him from a theoretical and methodological point of view to face the harsh education reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino remoto durante o período pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee2Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee3Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores da rede pública de Goiás no ensino remoto, durante a pandemia de COVID-19 . Para realizá-lo utilizamos um questionário digital a partir da Plataforma Microsoft Forms que foi enviado aos professores, por e-mail, dos quais, 324 responderam-no. Tomamos como base teórica para a elaboração das questões que compuseram o questionário os estudos de Cysneiros (1999), Davydov (1988), Vygotsky (1988), Freitas (2016), Peixoto (2015) e Moran (2000), que tratam da questão do ensino-aprendizagem, conhecimento empírico e teórico, mediação e uso de TDIC na educação, dos quais tomamos algumas categorias para propor e analisar o questionário. Os resultados da análise do questionário mostram que o ensino remoto foi uma experiência de muita dificuldade aos professores que se sentiram impossibilitados para realizar um ensino qualificado devido a sérias restrições que as instituições impuseram sobre o seu trabalho, como acesso limitado às TDIC, excesso de trabalho, gerando pressão psicológica, adoecimento, uma limitada mediação dos conceitos científicos, levando a uma aprendizagem sustentada na formação do conhecimento empírico, em detrimento do conhecimento científico. O estudo mostra ainda que a escola e os professores não estavam preparados para o enfrentamento do ensino remoto. Além de ter afetado psicologicamente professores e estudantes, a pandemia trouxe consequências graves para a educação em um contexto geral, onde foi constatado um desnível educacional devido à falta de liberação de verbas por parte do governo. O estudo revela também que há uma distância considerável entre o discurso de inserção das TDIC contida nos textos acadêmicos e a realidade da escola, mostrando que ainda não estamos prontos para uma total mudança na forma de ensino, a necessidade de investimentos material e imaterial (formação do professor), no sentido de qualificá-lo do ponto de vista teórico e metodológico para o enfrentamento da dura realidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia HENRIQUE MATOS.pdf627 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador