PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Leticia Batistapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T17:05:42Z-
dc.date.available2022-12-19T17:05:42Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5255-
dc.description.abstractIntroduction: Information Technology in health is the processing, storage, retrieval, sharing and use of information, data and knowledge in the health area for communication and decision making (LONGARAY, et al, 2019). Computerized systems in health help in the efficiency of an institution, enabling access to various information, which are support for planning and decision-making, becoming for the health professional a work tool that will assist in the care and management of the patient care (CARVALHO; et al, 2021). Objective: to investigate in the literature which IT's are most used in Brazil in the management of health services and what are the advantages and disadvantages of using them. Material and method: This is a literature review that used the steps of the integrative review for its execution. The search in the scientific literature was carried out in the last ten years (20012 to 2022) without language restriction. Results and Discussion: four articles were selected for this study. As for the design of the studies, 50% were qualitative. The most used IT's were the electronic medical record, followed by telemedicine, mongo DB and Cipe. As for the advantages pointed out in the studies, 75% referred to optimizing the nursing process, 25% to improving patient safety, and 25% to hospital management. As for the disadvantages, 100% of the articles referred to the high cost of using ITs, 25% to low adherence and 25% to the lack of trained professionals. Conclusion: In the management of health services, Information Technology is essential and inevitable for the smooth running of Hospital Management and for the performance of professionals to make decisions, solve problems and contribute to improving the health of users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão em serviços de saúdept_BR
dc.subjectTecnologia da informação em saúdept_BR
dc.subjectQualidade nos serviços de saúdept_BR
dc.titleO uso das tecnologias como ferramenta de gestão em serviços de saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Maria Alicept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9270-1012pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211434882555298pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maria Madalena Lacerda dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112460220901179pt_BR
dc.contributor.referee1Meireles, Viviane Leonel Cassimiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1292705925191562pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a Tecnologia da Informação na saúde é o processamento, armazenagem, recuperação, compartilhamento e uso de informação, dados e conhecimento da área da saúde para comunicação e tomada de decisão (LONGARAY, et al, 2019). Os sistemas informatizados em saúde auxiliam na eficiência de uma instituição, viabilizando o acesso a diversas informações, que são suporte para o planejamento e a tomada de decisão se tornando para o profissional de saúde uma ferramenta de trabalho que o auxiliará na assistência e na gestão do cuidado ao paciente (CARVALHO; et al, 2021). Objetivo: investigar na literatura quais as TI’s mais utilizadas no Brasil na gestão em serviços de saúde e quais as vantagens e desvantagens do uso das mesmas. Material e método: Trata-se de uma revisão da literatura que utilizou as etapas da revisão integrativa para a execução da mesma. A busca na literatura científica foi realizada nos últimos dez anos (2012 a 2022) sem restrição de idiomas. Resultados e Discussão: foram selecionados quatro artigos para esse estudo. Quanto ao delineamento dos estudos, 50% eram qualitativos. As TI’s mais utilizadas foram o prontuário eletrônico, seguido de telemedicina, mongo DB e Cipe. Quanto às vantagens apontadas nos estudos, 75 % se referiram sobre otimização no processo de enfermagem, 25% sobre melhora na segurança do paciente, e 25% na gestão hospitalar. Quanto às desvantagens, 100% dos artigos se referiram ao alto custo do uso das TI’s, 25% à baixa adesão e 25% à falta de profissionais capacitados. Conclusão: Na gestão em serviços de saúde a Tecnologia da Informação é essencial e inevitável para o bom andamento das Gestões Hospitalares e para desempenho dos profissionais para tomarem decisões, solucionarem problemas e contribuírem para a melhoria da saúde dos usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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