PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Nayane Beatriz Portopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-17T23:12:50Z-
dc.date.available2022-12-17T23:12:50Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5146-
dc.description.abstractThe Controller Pilot Data Link Communication (CPDLC), as a new aviation communication system and for being in implementation process, is a little known among aviators in Brazil. It is about datalink communication that improves the information transmission between pilots and controllers. In this way, this research aims to verify the viability of using the CPDLC in Brazil as an additional tool for the air traffic service. In order to reach the proposed objective, a qualitative approach methodology, a basic research and a descriptive objective were adopted, through bibliographic and documental procedures about the theme. From the adopted method, it was possible to verify, among other verifications, that Brazilian airspace has a great horizontal extension, starting from the continent, and expanding until the 10°W meridian, in maritime space. This continental and maritime dimension is challenging for radio communications, which can present distinct kinds of problems, such as noise, difficulty in understanding the message, loss of signal. The challenging scenario also extends to delays in operations due to congestion in regions with higher traffic. A solution to such problems may be associated with the use of tools capable of improving message transmissions between aviators and flight control. In this sense, the introduction of CPDLC in this scenario helps aeronautical voice and reduces the inherent risks to communication, the reasons why it has already started to be implemented in Brazil. The research verified that the system activation has already occurred in the Flight Information Regions (FIR) of Recife and the Amazon, and currently the theoretical coverage of the Datalink system already covers almost 100% of the Brazilian territory, totaling 53 sites of implanted stations, to that soon the system will be operational throughout the country. With this, it is concluded that there is a future possibility for communication via Data Link to be used throughout Brazil, which will facilitate the understanding between controllers and pilots, especially for foreign crews, considering that messages are all via text. As a suggestion for future research, it is proposed to verify the use of the CPDLC across the country by commercial and executive aircraft, and to point out the differences before and after activating the systempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectController pilot data link communicationpt_BR
dc.subjectDECEApt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleController pilot data link communications (CPDLC): os benefícios de sua utilização no espaço aéreo brasileiropt_BR
dc.title.alternativeController pilot data link communications (CPDLC): the benefits of its use in brazilian airspacept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoO Controller Pilot Data Link Communication (CPDLC), por ser um novo sistema de comunicação na aviação e ainda estar em processo de implantação, é pouco conhecido entre os aviadores do Brasil. Trata-se de uma comunicação via enlace de dados que melhora a transmissão de informações entre pilotos e controladores. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização do CPDLC no Brasil como uma ferramenta adicional para o serviço de tráfego aéreo. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo descritivo, por intermédio de procedimentos bibliográficos e documentais sobre o tema em debate. A partir do método adotado, foi possível constatar, entre outras verificações, que o espaço aéreo brasileiro possui uma grande extensão horizontal, partindo do continente, e se expandindo até o meridiano 10°W, em espaço marítimo. Essa dimensão continental e marítima é desafiadora para as comunicações via rádio, que podem apresentar diversos tipos de problemas, tais como ruídos, dificuldade de entendimento da mensagem, perda de sinal. O cenário desafiador se estende ainda ao atraso na operação por congestionamento em regiões de maior fluxo. Uma solução para tais problemas pode estar associada ao uso de ferramentas capazes de aprimorar as transmissões de mensagens entre aviadores e controle de voo. Neste sentido, a introdução do CPDLC neste cenário auxilia a fonia aeronáutica e diminui os riscos inerentes à comunicação, razão pela qual já começou a ser implantado no Brasil. A pesquisa verificou que a ativação do sistema já ocorreu nas Regiões de Informação de Voo (FIR) de Recife e da Amazônia, e atualmente a cobertura teórica do sistema Datalink já cobre quase 100% do território brasileiro, totalizando 53 sítios de estações implantadas, para que em breve o sistema esteja operante em todo o país. Com isso, conclui-se que há uma possibilidade futura de a comunicação via enlace de dados ser utilizada em todo o Brasil, o que facilitará o entendimento entre controladores e pilotos, principalmente para tripulações estrangeiras, levando em consideração que as mensagens são todas via texto. Como sugestão para pesquisas futuras, propõe-se a verificação do uso do CPDLC em todo o país por aeronaves comerciais e executivas, e que sejam apontadas as diferenças do antes e depois da ativação do sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626964185573621pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AER2084.2022.2.A29.TCC Nayane Beatriz Porto Barros.pdf728,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador