PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Kaio Gabriel Pimenta Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-17T22:33:13Z-
dc.date.available2022-12-17T22:33:13Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5144-
dc.description.abstractThe means of communication advancement and its accessibility to the majority of the population made it possible to reach more information and share it quickly and practically. Much of news shared, however, may be superficial in terms of the subject matter or even misleading, leading to the spread of fake news and thus circulating disinformation to part of the population. Considering this reality, also present in the context of aviation, the objective of the study is to propose an informative booklet model to minimize the propagation of superficial or mistaken media information in civil aviation. To achieve this objective, a qualitative approach was used as a methodology, of a basic nature and descriptive objectives, with the use of bibliographic, documental and case study procedures. With the study, it was found that the technological advancement caused by information and communication technologies (ICTs) resulted, over the years, in Information Society, in the increase in the volume and speed of information, at the same time it leaded, on the other hand, to the search for frantic sale of materials and the spread of fake news, even affecting aviation. To verify the presence of fake news in this sector, news from the area between 2012 and 2022 were researched, selecting four of them, which became a case study. The result of the study points to the trend of fake news, which disseminated misconceptions and untruths about the subjects brought up, both in the title and in the content of the news article. Thus, based on the case studies, an informative booklet model was proposed, aimed at what is reported about aviation, in order to demonstrate the disinformation consequences for the sector, at the same time that it clarifies ways to arrive at reality of facts, especially by checking data from reliable sources, such as Brazilian Civil Aviation Agency (ANAC), with the possibility of reducing the sharing of erroneous news. The purpose of the booklet is to point out subsidies so that specialists in the field can suggest improved models that serve as a basis for future adoption, even by the Regulatory Agency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectInformação na aviaçãopt_BR
dc.subjectCartilha informativapt_BR
dc.subjectAviation informationpt_BR
dc.subjectInformative bookletpt_BR
dc.titleProposta de cartilha informativa sobre aviação civil decorrente de informações midiáticas superficiais ou equivocadaspt_BR
dc.title.alternativeProposal for information booklet on civil aviation arising from media superficial or mistaken informationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.description.resumoO avanço dos meios de comunicação e sua acessibilidade à maioria da população, possibilitou o alcance maior à informação e os seus compartilhamentos de forma rápida e prática. Muitas das notícias compartilhadas, no entanto, podem ser superficiais quanto ao assunto tratado ou até mesmo equivocadas, levando à propagação de fake news e fazendo circular, assim, a desinformação para parte da população. Diante dessa realidade, presente também no contexto da aviação, o objetivo do estudo é propor um modelo de cartilha informativa para minimizar a propagação de informações midiáticas superficiais ou equivocadas na aviação civil. Para a consecução desse objetivo, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivos descritivos, com o uso de procedimento bibliográfico, documental e de estudo de caso. Com o estudo, constatou-se que o avanço tecnológico provocado pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) resultou, ao longo dos anos, na Sociedade da Informação, no aumento do volume e da velocidade das informações, acarretando, por outro lado, a busca pela venda frenética de matérias e a propagação de fakes news, afetando inclusive a aviação. Para verificar a presença de fake news nesse setor, foram pesquisadas notícias da área entre 2012 e 2022, selecionando quatro delas, que se transformaram em estudo de caso. O resultado do estudo aponta para a tendência de notícias fakes, que divulgavam equívocos e inverdades sobre os assuntos trazidos, tanto no título quanto no corpo da matéria. Assim, com base nos estudos de caso, foi proposto um modelo de cartilha informativa destinada àquilo que é noticiado sobre a aviação, com a finalidade de demonstrar as consequências da desinformação para o setor, ao mesmo tempo em que esclarece formas para se chegar à realidade dos fatos, sobretudo, por meio da checagem dos dados a partir de fontes confiáveis, como a própria ANAC, com possibilidade de diminuir o compartilhamento de notícias equivocadas. A proposta da cartilha é apontar subsídios para que especialistas da área possam sugerir modelos aprimorados que sirvam de base para uma adoção futura, até mesmo pela Agência Reguladora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5243404414699733pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AER2084.2022.2. A21.TCC Kaio Gabriel Pimenta Machado Maia.pdf594,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador