PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5141
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dc.creatorSantos Junior, Mauriçane Barbosa dospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-17T21:42:29Z-
dc.date.available2022-12-17T21:42:29Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5141-
dc.description.abstractA relevant aspect for the profession of airplane pilots is training, which is fundamental above all to qualify the professional to deal with abnormal operational conditions, which require more knowledge. Among these conditions is the loss of an engine in light twin-engine aircraft, which the pilot's knowledge is even more put into practice. Considering this, the present research addresses the relationship between aerodynamic reactions and pilots' responses to the commands of a multi-engine aircraft in a situation of power asymmetry, which can lead to loss of directional control in flight. In this sense, the general objective of this research is to understand the flight characteristics of light twin-engine aircraft, that is, with a maximum take-off weight of up to 2,721 kg or 6000lb, and to analyze the rates of aeronautical occurrences in these equipment, comparing them with other classes of aircraft planes, in addition to citing the causes of these occurrences. Certainly, twin-engine aircraft have some differences in relation to single-engine aircraft both for operation and for training since they have more specific systems and demand more from the pilots who operate them. For the construction of the research, a basic and descriptive research methodology was adopted, with a qualitative approach. The procedures used were bibliographical and documental, based on consultations with sites, regulations, articles, books, manuals and data from ANAC and CENIPA. It is concluded that the lack of knowledge of some principles and standardization training makes operational and human factors the greatest sources of contribution to accidents and incidents in light twin engines in Brazil, a scenario that deserves the attention of aeronautics’ authorities in the country and which is expected to be changed based on efficient training that addresses these needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBimotores levespt_BR
dc.subjectOperação monomotorpt_BR
dc.subjectOcorrências aeronáuticaspt_BR
dc.subjectTreinamento de pilotopt_BR
dc.titleAviões bimotores em operações monomotor: importância do treinamento para mitigar ocorrências aeronáuticaspt_BR
dc.title.alternativeLight twin-engine aircraft in single engine operations: the importance of training to mitigate aeronautical occurrencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoUm relevante aspecto para a profissão de pilotos de avião é o treinamento, sendo este fundamental sobretudo para capacitar o profissional para lidar com condições operacionais anormais, que lhes exigem mais conhecimento. Entre essas condições, está a perda de um motor em aeronaves bimotoras leves, cujo conhecimento do piloto é ainda mais colocado em prática. Feitas essas considerações, a presente pesquisa aborda a relação entre as reações aerodinâmicas e as respostas dos pilotos frente aos comandos de uma aeronave multimotora em uma situação de assimetria de potência, o que pode levar à perda de controle direcional em voo. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as características de voo de aeronaves bimotoras leves, ou seja, com peso máximo de decolagem até 2.721 kg ou 6000lb, e analisar os índices de ocorrências aeronáuticas nesses equipamentos, comparando-os com outras classes de aviões, além de citar as causas destas ocorrências. Isto porque as aeronaves bimotoras possuem algumas diferenças em relação às monomotoras tanto para operação quanto para treinamento, uma vez que possuem sistemas mais específicos e exigem mais dos pilotos que as operam. Para a construção da pesquisa, adotou-se como metodologia a pesquisa de natureza básica e descritiva, com abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram o bibliográfico e o documental, consubstanciado em consultas a sites, regulamentos, artigos, livros, manuais e dados da ANAC e do CENIPA. Conclui-se que a falta do conhecimento de alguns princípios e de padronização do treinamento dos pilotos faz com que os fatores operacionais e o humano sejam as maiores fontes de contribuição para acidentes e incidentes em bimotores leves no Brasil, cenário que merece a atenção das autoridades aeronáuticas do país e que se espera ver alterado a partir de treinamentos eficientes que supram essas carências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3261290550250271pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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