PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Bruno Bonifáciopt_BR
dc.creatorBento Filho, Luciano Pedrosopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-17T17:37:53Z-
dc.date.available2022-12-17T17:37:53Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5128-
dc.description.abstractIn view of the growth and development of civil construction in the cities of the Metropolitan Region of Goiânia, it is notable that the values of inputs are in constant growth, causing a significant increase in the value of products and services. This study aims to analyze the technical and economic feasibility of implementing a mining company in order to extract sand for civil construction and its impacts on the Metropolitan Region of Goiânia, located close to the final consumer and with an ecologically correct product, reducing , thus, both the amount paid by the final consumer and the environmental impacts caused by the extraction of the material. In this way, a survey of the company's data and documents was carried out, as well as the description of the production process, to carry out the analysis of the technical viability of the enterprise and its products and, to carry out the analysis of the economic viability, an analysis of costs and profits, emphasizing a comparison of freight with the material extracted in the municipality of Faina-GO, known as a quality product, but with a higher value due to the average transport distance (DMT). An average variation above 500% of transportation expenses in the production of quartzite sand was found.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInsumospt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subjectAreiapt_BR
dc.subjectFretept_BR
dc.subjectQuartzitopt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade técnico econômica da utilização de areia de quartzito na região metropolitana de Goiâniapt_BR
dc.title.alternativeStudy of the technical economic feasibility of the use of quartzite sand in the metropolitan region of Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Paulo Sérgio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4179-4711-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850110274544867pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Janaína das Graçaspt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6700-1353-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2158395462157615pt_BR
dc.contributor.referee2Jucá, Tatiana Renata Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2797127632901710pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o crescimento e desenvolvimento da construção civil nas cidades da Região Metropolitana de Goiânia, é notável que os valores dos insumos estão em crescimento constante, ocasionando um aumento expressivo no valor dos produtos e serviços. Este estudo tem o objetivo analisar a viabilidade técnico econômica da implantação de uma mineradora com o intuito de realizar a extração de areia para construção civil e seus impactos para a Região Metropolitana de Goiânia, localizada próximo ao consumidor final e com um produto ecologicamente correto, diminuindo, assim, tanto o valor pago pelo consumidor final quanto os impactos ambientais causados pela extração do material. Dessa forma, desenvolve-se levantando dados e documentos da empresa, assim como a descrição do processo produtivo, para realizar a análise da viabilidade técnica do empreendimento e de seus produtos e, para realizar a análise da viabilidade econômica, além de uma análise de custos e lucros, ressaltando um comparativo de frete com o material extraído no município de Faina-GO, conhecido como um produto de qualidade, porém apresenta um valor maior devido à distância média de transporte (DMT). Foi constatado uma variação média acima de 500% dos gastos com transporte na produção da areia de quartzito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador