PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAthayde, Diogo Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T19:13:37Z-
dc.date.available2022-12-15T19:13:37Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4985-
dc.description.abstractL'année 1968 est centrale pour l'observation des tendances révolutionnaires mondiales dans le contexte de la Guerre Froide, ainsi que des conséquences culturelles qui en découlent. Alors qu'en France les soulèvements de mai ont été le fruit de volontés de changement face au contexte global de bipolarité et à la réalité sociale du pays, au Brésil les luttes se sont déroulées tout au long de l'année et ont pris un caractère beaucoup plus de survie et de résistance à un régime intrinsèquement oppressif. Ainsi, on analyse le rôle gestatif de telles tendances et motivations dans l'émergence d'un rôle révolutionnaire pour l'art, notamment le cinéma, à travers les films du Groupe Dziga Vertov, en France, et de Belair Filmes, au Brésil. L'objectif de ce travail est d'examiner comment les conditions politiques nationales et internationales des pays ont influencé et motivé la production cinématographique d'avant-garde dans les deux pays. À travers des perspectives critiques et philosophiques et une méthodologie comparative, centrée sur la comparaison temporelle entre les oeuvres, les enjeux moraux et psychosociaux de toute une génération seront observés, ainsi que le rôle du cinéma et de l'art comme étincelle révolutionnaire et la production d'un nouvelle subjectivité. Enfin, ce travail conclut que les conditions du Brésil et de la France dans le système international pendant la guerre froide, alignées sur leurs dimensions et leurs réponses internes, ont été profondément responsables de la création d’oeuvres qui représentent des projets cinématographiques très différents dans les deux pays, même si les deux avait des intentions et une esthétique avant-gardistes, questionnant les pouvoirs en place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject1968pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectFrançapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGuerra friapt_BR
dc.titleO Velho e o Novo: os movimentos políticos de 1968 e suas consequências na cinematografia de Brasil e Françapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Guilherme Augusto Batistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879805848453806pt_BR
dc.contributor.referee1Alarcon, Danillopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673401164447604pt_BR
dc.contributor.referee2Alcantara, Pedro Vinicius Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002523649600293-
dc.description.resumoO ano de 1968 é central para a observação de tendências revolucionárias globais em pleno contexto de Guerra Fria, bem como suas decorrentes consequências culturais. Enquanto na França os levantes de maio apresentaram-se como resultados de anseios por mudanças perante o contexto global de bipolaridade e a realidade social no país, no Brasil, as lutas ocorreram ao longo de todo o ano e assumiam um caráter muito mais de sobrevivência e resistência a um regime inerentemente opressivo. Dessa forma, analisa-se o papel gestativo de tais tendências e motivações no afloramento de um papel revolucionário da arte, em especial do cinema, através dos filmes do Grupo Dziga Vertov, na França, e da Belair Filmes, no Brasil. O objetivo deste trabalho é examinar como as condições políticas domésticas e internacionais dos países influenciaram e motivaram a produção cinematográfica de vanguarda em ambos os países. Através de perspectivas críticas e filosóficas e de uma metodologia comparativa, centrada na comparação temporal entre as obras, serão observadas as questões morais e psicossociais de toda uma geração, além do papel do cinema e da arte enquanto fagulha revolucionária e de produção de uma nova subjetividade. Por fim, este trabalho conclui que as condições de Brasil e França no sistema internacional durante a Guerra Fria, alinhadas a suas dimensões e respostas internas, foram profundamente responsáveis para a criação de obras que representam projetos de cinema muito distintas em ambos os países, ainda que possuíssem, ambas, intenções e estéticas vanguardistas e de questionamento aos poderes vigentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICApt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O Velho e o Novo - Diogo Alves Athayde.pdf660,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador