PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEspindola, Gustavo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T12:31:07Z-
dc.date.available2022-12-15T12:31:07Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4965-
dc.description.abstractBearing in mind that the use of fuels is necessary for the activity of aviation, whether commercial or general, this paper seeks to verify the economic and environmental feasibility of alternative fuels to those used today, demonstrating initially a brief summary on the origin of aviation, the engines and fuels used to reach the current ones ,and therefore, demonstrate advantages and disadvantages of such energy sources used today and soon after seeks to study some possible alternatives. The data collected during the research showed that there are strong contraindications against the use of fossil fuels, which strengthens the search for sustainable alternatives. Among the problems encountered is the finite availability of petroleum, a non-renewable energy source, it means that will become increasingly scarce and expensive. And the issue of environmental degradation due to its burning, which emits carbon dioxide, and generates great environmental damage. The research also addresses the issue of the volatility of fossil fuel prices. In this way, the possibility of using alternative fuels, like biofuels, synthetic, electricity as an energy source and hydrogen, is evaluated. It is concluded that alternatives to fossil fuels are an current demand and it can replace the energy sources used today, depending on research and investments for implementation in aviation, thus reversing environmental damage and generating more economic stability for companies. This work, in terms of its scientific classification, is of a basic nature, as it seeks to generate knowledge for new research, using the bibliographic approach to obtain more data. Its objective is exploratory and its approach qualitative.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblema ambientalpt_BR
dc.subjectEscassezpt_BR
dc.subjectAlternativas possíveispt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.titleProblema ambiental e escassez do petróleo: alternativas possíveis na aviaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca verificar a exequibilidade econômica e ambiental de combustíveis alternativos em contraste com os combustíveis ora utilizados, com a gênese situada nas origens da aviação, motores aeronáuticos e dos combustíveis utilizados. Por consequência, pretende comparar as vantagens e desvantagens das fontes energéticas utilizadas, além de estudar algumas das possíveis alternativas. Dados levantados durante a pesquisa demonstraram que há contraindicações significativas para o uso de combustíveis fósseis, o que confirma a busca por alternativas sustentáveis mais condizentes com as necessidades que defendem as formas de vida. Entre os problemas elementares identificados, está a finitude do óleo fóssil, fonte de energia não renovável, portanto, um outro processo desgastante para os especialistas em função do alto custo que os derivados irão galgando em desvantagem dos usuários. Noutra ponta, observa-se a série de encontros, que congrega a todos na procura de soluções que equacionem a degradação em razão da emissão de gás carbônico na atmosfera do planeta e gera prejuízos ambientais que definem a celeridade do problema. Por fim, a pesquisa aborda a questão da volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis. Deste modo, alternativamente, avalia-se a possibilidade do uso de combustíveis alternativos, sejam biocombustíveis, combustíveis sintéticos, a eletricidade ou o hidrogênio. Conclui-se que alternativas aos combustíveis fósseis são uma demanda atual e precisam ser atendidas para reverter a poluição desprendida pelos gases exalados dos motores aeronáuticos, assim contribuindo para este projeto maior e gerando mais estabilidade nas planilhas econômicas das empresas aéreas. Quanto à sua classificação este trabalho tem a natureza básica, na medida que cuida de gerar conhecimento para novas pesquisas, utilizando-se da via bibliográfica para obtenção de mais dados e seu objetivo é descritivo com abordagem, qualitativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::MATERIAIS E PROCESSOS PARA ENGENHARIA AERONAUTICA E AEROESPACIALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7839688279882256pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gustavo Gomes Espíndola TCC com as correções.asd (1).pdf193,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador