PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Maisa Martins dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T22:31:29Z-
dc.date.available2022-12-08T22:31:29Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4841-
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.titleEducação comunicativa: um estudo dos aspectos comunicacionais do ensino público na Escola Aliança, de Hidrolândia-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Luiz Antonio Signatespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9348-9295pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464596762919932pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Luiz Antonio Signatespt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9348-9295pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464596762919932pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Sabrina Moreira de Moraispt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208236039705426pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Luiz Carlos do Carmopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103630694756224pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as diferentes formas de perceber a Comunicação, com o foco em uma mudança de concepção (de modo de ver o seu conceito), abrangendo e ampliando a sua definição, a fim de entender as suas consequências na educação básica brasileira. Ciro Marcondes (2004, 2008, 2014, 2019) e Luiz Signates (2011, 2012, 2013, 2018, 2021) são as principais referências desta pesquisa, cujo objetivo é verificar o que há de especificamente comunicacional na relação professor-aluno dentro de uma escola básica de Hidrolândia/ Goiás. Sendo assim, foram feitas entrevistas qualitativas semiestruturadas com professores de uma escola pública, e posteriormente foram feitas observações não participantes nas aulas dos professores, com o intuito de comparar o que foi dito e o que realmente ocorre na prática sobre o que sabem e como se apropriam da comunicação na educação. Assim, é possível identificar que a educação é uma atividade inteiramente comunicacional, pois não há aprendizado sem comunicação, mas nem sempre se aprende comunicando, e esse trabalho irá discutir o porquê desse argumento. Além disso, a pesquisa também abordará o porquê de ser necessário que seja refletido o quanto é importante estudar o fenômeno comunicacional por inteiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785024687469234pt_BR
dc.degree.graduationJornalismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MAÍSA MARTINS (TCC - Versão final para depósito).pdf986,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador