PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4739
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil sociodemográfico e clínico de idosos contaminados internados pela Covid-19
Autor(es): Oliveira, Raissa Trindade
Primeiro Orientador: Butrico, Gabriela Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Silvio José de
Resumo: INTRODUÇÃO. A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, com maior prevalência de acometimento para o vírus, em pacientes do sexo masculino, na faixa etária compreendida entre 51 à 70 anos tendo o quantitativo de 41,4% de acometimento, seguidos de pacientes do sexo feminino na faixa etária entre 71 a 90 anos com 31%. OBJETIVOS. Descrever perfil sociodemográfico e clínico de idosos contaminados pela COVID-19 internados em um hospital privado de Goiânia GO. MÉTODO. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com característica retrospectiva que foi realizado em um hospital especializado destinados ao combate da COVID-19. A população do estudo englobou todos os idosos acima de 60 anos que estiveram internados na instituição no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021 que possui diagnóstico confirmado para COVID-19. RESULTADOS. Os resultados da análise do perfil sociodemográfico da amostral de 110 idosos que positivaram com detecção do vírus SARS-COV-2, demonstrou que a maioria dos idosos, sexo masculino, profissionais fora da área da saúde, internação foi proveniente da emergência idade média de 72 anos, destacam-se os dados para confirmação diagnóstica com RT-PCR antes da internação, sendo principais sintomas de alerta nesta população foram: tosse seca e falta de ar. Dentre os medicamentos utilizados, durante a internação hospitalar, com maior relevância, os anticoagulantes. Maioria possuía uma ou mais comorbidades, como Hipertensão Arterial Sistêmica. CONCLUSÃO. Apesar das limitações deste estudo como coleta de dados de prontuários retroativos, além dos vários fatores associados a não padronização de tratamentos, os achados sugerem um olhar ampliado a essa população de idosos jovens, menores de 80 anos, com uma taxa de sobrevivência acentuada. Os achados poderão ainda contribuir com estratégias de rastreabilidade de sintomas nesse grupo para melhor conduzir a patologia e acometimentos que avancem para internação ou óbito. A gestão de risco deste grupo é de suma importância para a saúde pública.
Palavras-chave: Covid-19
Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4739
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Raissa Trindade.pdf419,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador