PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Moises Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T16:29:56Z-
dc.date.available2022-07-04T16:29:56Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4700-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.titleEvasão nas aulas de educação física no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Iwamoto, Thiago Camargopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.contributor.referee1Frausino, Neusa Maria Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Andrea Cintia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo de investigar, a partir de uma revisão de literatura, quais os motivos que levam os estudantes do ensino médio a se evadirem das aulas de Educação Física. A metodologia utilizada no trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com recorte temporal transversal, descritiva e revisão bibliográfica no estilo narrativa. A educação no ensino básico, principalmente no ensino médio, fase final desse ciclo, é ofertado para todos e tem o tempo de duração de três anos. Os objetos de conhecimentos trabalhados no ensino médio são parte fundamental para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes. Os chamados itinerários formativos foi uma nova proposta do governo para dar um direcionamento quanto a quais objetos de conhecimentos trabalhar no ensino médio de acordo com a intenção do alunado. A Educação Física compõe a área da linguagem e suas tecnologias, juntamente com língua portuguesa, língua estrangeira e artes. Esse trabalho mostra o que é evasão e como esse fenômeno acontece no ensino médio, com destaque nas aulas de Educação Física, evidenciando assim como os fatores relacionados ao enfoque que as aulas de Educação Física dão ao futebol, vôlei, basquete e handebol, podem auxiliar na desistência das aulas. Além de apresentar outros motivos para a evasão das aulas, sendo esses: questões socioeconômicas; gestação; preguiça, de ter que se deslocar e/ou permanecer na escola por conta de as aulas ocorrerem em contraturno; aulas apresentadas por alunos como desmotivantes; e a necessidade de conciliar a escola com o trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CRUZ, 2022 - Evasão nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.pdf656,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador