Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Moises Machado da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T16:29:56Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T16:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4700 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Evasion | pt_BR |
dc.title | Evasão nas aulas de educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Iwamoto, Thiago Camargo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5384867084797134 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Frausino, Neusa Maria Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6678007710579441 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Andrea Cintia da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2570552717844241 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo de investigar, a partir de uma revisão de literatura, quais os motivos que levam os estudantes do ensino médio a se evadirem das aulas de Educação Física. A metodologia utilizada no trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com recorte temporal transversal, descritiva e revisão bibliográfica no estilo narrativa. A educação no ensino básico, principalmente no ensino médio, fase final desse ciclo, é ofertado para todos e tem o tempo de duração de três anos. Os objetos de conhecimentos trabalhados no ensino médio são parte fundamental para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes. Os chamados itinerários formativos foi uma nova proposta do governo para dar um direcionamento quanto a quais objetos de conhecimentos trabalhar no ensino médio de acordo com a intenção do alunado. A Educação Física compõe a área da linguagem e suas tecnologias, juntamente com língua portuguesa, língua estrangeira e artes. Esse trabalho mostra o que é evasão e como esse fenômeno acontece no ensino médio, com destaque nas aulas de Educação Física, evidenciando assim como os fatores relacionados ao enfoque que as aulas de Educação Física dão ao futebol, vôlei, basquete e handebol, podem auxiliar na desistência das aulas. Além de apresentar outros motivos para a evasão das aulas, sendo esses: questões socioeconômicas; gestação; preguiça, de ter que se deslocar e/ou permanecer na escola por conta de as aulas ocorrerem em contraturno; aulas apresentadas por alunos como desmotivantes; e a necessidade de conciliar a escola com o trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CRUZ, 2022 - Evasão nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.pdf | 656,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador