Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Douglas Carneiro | pt_BR |
dc.creator | Soares, Lucas Chagas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T15:40:17Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T15:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4588 | - |
dc.description.abstract | This work aims to assess by the finite element method the corrosion effect in reinforced concrete beams under flexure, considering the reduction of the tensile strength, the elastic modulus and the cross-sectional area of longitudinal reinforcement. So, a beam 5000 mm long, 500 mm high and 169 mm depth was modeled in DIANA ® version 10.3 considering corrosion rates of 10%, 20% and 30%. Concrete was modeled with compressive strength of 53 MPa while the steel was modeled with yielding stress of 500 MPa and elastic modulus of 210 MPa, both reduced according to empiric model by Ou et al (2016). Cross-sectional area of longitudinal reinforcement, composed by 16 mm diameter bars was reduced according to model by Lu et al (2016). Results showed discrete differences in displacements and increasing of the severity of damage caused by cracks according to increasing on the corrosion rates, with crack openings higher than those allowed by the normative limits to respect the service limit state. Results also showed that coupling of the three corrosion effects on the steel reinforcements make difficult keeping the cross-sectional area for mobilizing of the tensile strength, reduce the beam resistance and increase its deformability. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Vigas de concreto armado | pt_BR |
dc.subject | Armadura longitudinal | pt_BR |
dc.title | Modelagem computacional de vigas de concreto armado sujeitas à corrosão | pt_BR |
dc.title.alternative | Computational modeling of reinforced concrete beams subjected to corrosion | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Luiz Álvaro de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3346-6870 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3555448592210050 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-3346-6870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jucá, Tatiana Renata Pereira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2614-5836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2797127632901710 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chaer, Alberto Vilela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6770354413735412 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar pelo Método dos Elementos Finitos o efeito da corrosão em vigas de concreto armado fletidas, considerando redução da resistência à tração, do módulo de elasticidade e da área de aço das armaduras longitudinais. Para isto, uma viga de 5000 mm de comprimento, 500 mm de altura e 169 mm de espessura foi modelada na versão 10.3 do DIANA® considerando taxas de corrosão de 10%, 20% e 30%. No modelo, o concreto apresentava 53 MPa de resistência à compressão, enquanto o aço da armadura apresentava 500 MPa de resistência à tração e 210 GPa de módulo de elasticidade, reduzidos conforme modelo empírico de Ou et al (2016). A área de aço da armadura longitudinal, composta de barras de 16 mm de diâmetro, foi reduzida conforme modelo de Lu et al (2016). As modelagens mostraram mudanças sutis nas configurações deslocadas e agravamento do panorama de fissuração com o aumento da taxa de corrosão, com fissuras de aberturas superiores aos limites normativos para atender aos estados limites de serviço. Os resultados mostraram que o acoplamento dos três efeitos da corrosão nas armaduras compromete a manutenção da área de aço para mobilização da resistência à tração, redução a capacidade resistente da peça e aumenta a deformabilidade da estrutura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC_2_Douglas e Lucas.pdf | 8,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador