PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
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dc.creatorSantos, Douglas Carneiropt_BR
dc.creatorSoares, Lucas Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:40:17Z-
dc.date.available2022-06-30T15:40:17Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4588-
dc.description.abstractThis work aims to assess by the finite element method the corrosion effect in reinforced concrete beams under flexure, considering the reduction of the tensile strength, the elastic modulus and the cross-sectional area of longitudinal reinforcement. So, a beam 5000 mm long, 500 mm high and 169 mm depth was modeled in DIANA ® version 10.3 considering corrosion rates of 10%, 20% and 30%. Concrete was modeled with compressive strength of 53 MPa while the steel was modeled with yielding stress of 500 MPa and elastic modulus of 210 MPa, both reduced according to empiric model by Ou et al (2016). Cross-sectional area of longitudinal reinforcement, composed by 16 mm diameter bars was reduced according to model by Lu et al (2016). Results showed discrete differences in displacements and increasing of the severity of damage caused by cracks according to increasing on the corrosion rates, with crack openings higher than those allowed by the normative limits to respect the service limit state. Results also showed that coupling of the three corrosion effects on the steel reinforcements make difficult keeping the cross-sectional area for mobilizing of the tensile strength, reduce the beam resistance and increase its deformability.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectVigas de concreto armadopt_BR
dc.subjectArmadura longitudinalpt_BR
dc.titleModelagem computacional de vigas de concreto armado sujeitas à corrosãopt_BR
dc.title.alternativeComputational modeling of reinforced concrete beams subjected to corrosionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Luiz Álvaro dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3346-6870pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555448592210050pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3346-6870pt_BR
dc.contributor.referee1Jucá, Tatiana Renata Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2614-5836pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2797127632901710pt_BR
dc.contributor.referee2Chaer, Alberto Vilela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770354413735412-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar pelo Método dos Elementos Finitos o efeito da corrosão em vigas de concreto armado fletidas, considerando redução da resistência à tração, do módulo de elasticidade e da área de aço das armaduras longitudinais. Para isto, uma viga de 5000 mm de comprimento, 500 mm de altura e 169 mm de espessura foi modelada na versão 10.3 do DIANA® considerando taxas de corrosão de 10%, 20% e 30%. No modelo, o concreto apresentava 53 MPa de resistência à compressão, enquanto o aço da armadura apresentava 500 MPa de resistência à tração e 210 GPa de módulo de elasticidade, reduzidos conforme modelo empírico de Ou et al (2016). A área de aço da armadura longitudinal, composta de barras de 16 mm de diâmetro, foi reduzida conforme modelo de Lu et al (2016). As modelagens mostraram mudanças sutis nas configurações deslocadas e agravamento do panorama de fissuração com o aumento da taxa de corrosão, com fissuras de aberturas superiores aos limites normativos para atender aos estados limites de serviço. Os resultados mostraram que o acoplamento dos três efeitos da corrosão nas armaduras compromete a manutenção da área de aço para mobilização da resistência à tração, redução a capacidade resistente da peça e aumenta a deformabilidade da estrutura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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