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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Soares Filho, Claiton Cabral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T13:56:41Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T13:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4569 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Diagonalização | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.title | Um tratamento dados as cônicas a partir da diagonalização e tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Elias Rafael de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6463618318547956 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Kliver Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0152077240467322 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos uma discussão geral sobre a classificação das cônicas utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação, especificamente o software Geogebra. Do ponto de vista teórico, utilizamos os auto vetores obtidos a partir da diagonização da matriz associada a cada cônica, para dar a classificação geral que determina as condições de existência de cada uma das cônicas incluindo os casos degenerados. A pesquisa é de cunho bibliográfico, onde procuramos compreender a teoria inerente ao tema, a partir da teoria de Álgebra Linear e Geometria, além de alguns textos que discutem a problemática das tecnologias na educação. No tratamento da cônica elipse, apresentamos uma proposta de introduzir o tema a partir de um problema gerador que remete ao aspecto nuclear que a define. Não o repetimos para as demais, mas a proposta é utilizar a mesma estratégia para determiná-las. Nesta direção, é importante o professor utilizar da dinamicidade que o software Geogebra oferece para determinar os elementos de cada cônica. Esperamos contribuir com o debate sobre o ensino-aprendizagem do tema e a necessidade de novos estudos para aprofundar no tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Claiton_monografia (1).docx | 1,56 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
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