PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares Filho, Claiton Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T13:56:41Z-
dc.date.available2022-06-30T13:56:41Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4569-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCônicaspt_BR
dc.subjectDiagonalizaçãopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleUm tratamento dados as cônicas a partir da diagonalização e tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Elias Rafael de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463618318547956pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Kliver Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0152077240467322-
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma discussão geral sobre a classificação das cônicas utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação, especificamente o software Geogebra. Do ponto de vista teórico, utilizamos os auto vetores obtidos a partir da diagonização da matriz associada a cada cônica, para dar a classificação geral que determina as condições de existência de cada uma das cônicas incluindo os casos degenerados. A pesquisa é de cunho bibliográfico, onde procuramos compreender a teoria inerente ao tema, a partir da teoria de Álgebra Linear e Geometria, além de alguns textos que discutem a problemática das tecnologias na educação. No tratamento da cônica elipse, apresentamos uma proposta de introduzir o tema a partir de um problema gerador que remete ao aspecto nuclear que a define. Não o repetimos para as demais, mas a proposta é utilizar a mesma estratégia para determiná-las. Nesta direção, é importante o professor utilizar da dinamicidade que o software Geogebra oferece para determinar os elementos de cada cônica. Esperamos contribuir com o debate sobre o ensino-aprendizagem do tema e a necessidade de novos estudos para aprofundar no tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claiton_monografia (1).docx1,56 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador