Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marinho, Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T19:02:14Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T19:02:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/453 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand the application of the situational method in sports initiation of football for the cognitive training and decision-making ability of future high-performance athletes. The researcher, through his deeper contact with football, realized that in the current tactical and physical evolution of the sport, one foundation stands out before others, decision making. Those athletes who manage to make the right decisions within the game stand out considerably over the rest. However, we must always respect the range of students' development in the training and recreational activities offered. These should always focus on the fundamentals and games that encourage students to think about the next step to be taken. This will positively stimulate children in their development process, and when they are in high performance, everything learned during sports initiation will be used successfully. For this study the qualitative methodology was adopted, the research has an exploratory nature, as it may involve bibliographic survey, interviews with people who had, or has practical experiences with the researched problem and analysis of examples that encourage understanding. It can be concluded from the data that the best method of seeking the cognitive teaching of football in sports initiation is through the situational method, teachers must be creative so that they adapt a more competitive method for something more playful aimed at sports initiation, without leaving the main objective of the exercise or discouraging students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica da iniciação esportiva no futebol para a formação cognitiva e capacidade de decisão destes futuros atletas de alto rendimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Made Júnior | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5236-2367 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6833748026466876 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Marcos Paulo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8846388856522885 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo compreender a aplicação do método situacional na iniciação esportiva do futebol para a formação cognitiva e capacidade de decisão de futuros atletas de alto rendimento. O pesquisador, através de seu contato mais profundo com o futebol, percebeu que na atual evolução tática e física do esporte, um fundamento se destaca perante aos outros, a tomada de decisão. Aqueles atletas que conseguem tomar decisões corretas dentro da partida se sobressaem consideravelmente sobre o restante. Devemos, porém, respeitar sempre a faixa de desenvolvimento dos alunos nos treinos e nas atividades lúdicas oferecidas. Estas devem sempre ter o foco nos fundamentos e jogos que estimulem os alunos a pensarem no próximo passo a ser executado. Isto estimulará positivamente as crianças em seu processo de desenvolvimento, e quando estiverem em alto rendimento, tudo o que foi aprendido durante a iniciação esportiva será utilizado com sucesso. Para este estudo foi adotada a metodologia qualitativa, a pesquisa tem cunho exploratório, pois pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram, ou tem experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Pode-se concluir a partir dos dados que o melhor método de buscar o ensino cognitivo do futebol na iniciação esportiva é através do método situacional, os professores devem ser criativos para que adaptem um método mais competitivo para algo mais lúdico voltado para a iniciação esportiva, sem que saia do objetivo principal do exercício e nem desmotive os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REPOSITORIO Gustavo Marinho.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador