PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Raphael Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T20:56:37Z-
dc.date.available2022-06-28T20:56:37Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4459-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present the niche of the cargo market in Brazil and the participation of the use of airways for this purpose, showing how the first needs to use this medium arose, as well as its fundamental importance for the development of certain regions, in addition to addressing some aspects and indicators that represent the current situation of transport by aircraft showing advantages and disadvantages for users of this system. With a view that envisions the best use of the national air network, employing it on a larger scale promoting activity in Brazil, thus culminating in the opening of more jobs in this area, both for pilots and for shippers and dispatchers. In addition to presenting a solution that is viable in the short term, given the current Brazilian infrastructure, mainly in road and rail transport, which have a deficient and already saturated network. For example, the road infrastructure that requires extensive investments in the construction and maintenance of roads, which many times has not been enough since a considerable road network is not paved and the paved ones demand a constant maintenance that is often ineffective, and the concessions that are toll roads greatly increase the final value on the freight that will be amortized in the value of the load that will be absorbed by the final consumer at the time of purchase. During the Sarney government (1985-1990), the implementation of the north-south railroad began, which would link the city of Rio Grande to Açailândia Maranhão, but 37 years later only a few stretches were completed, making this another unfeasible modal. Air transport consists only in the structuring of an airport as well as its facilities and accesses, solely because the plane uses the atmosphere as a means of locomotion, an atmosphere that is already prepared for the future and would easily absorb a potential increase in air traffic. if the demand and users of the system increased. As a result, an expressive increase in the number of aeronautical workers would be necessary. The methodology used was of a basic nature with a qualitative approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectModal logísticopt_BR
dc.subjectVantagenspt_BR
dc.subjectDesvantagenspt_BR
dc.titleTransporte de cargas na aviação civil brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Jéssica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8598482846095857pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquip-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por finalidade apresentar o nicho do mercado de cargas no Brasil e a participação do emprego de vias aéreas para essa finalidade, mostrando como surgiu as primeiras necessidades de usar este meio, bem como sua importância fundamental para o desenvolvimento de determinadas regiões, além de abordar alguns aspectos e indicadores que representam a atual situação do transporte por aeronaves mostrando pontos vantajosos e desvantajosos para os usuários deste sistema. Com uma ótica que vislumbra o melhor aproveitamento da malha aérea nacional, empregando-a em maior escala fomentando a atividade no Brasil, culminando assim em uma abertura de mais postos de trabalho nesta área, tanto para pilotos quanto para embarcadores e despachantes. Além de apresentar uma solução que é viável a curto prazo haja vista a atual infraestrutura brasileira principalmente em transportes rodoviários e ferroviários, os quais apresentam uma malha deficitária e já saturada. Por exemplo a infraestrutura do rodoviário que necessita de extensos investimentos na construção e manutenção de rodovias, as quais muitas vezes não tem sido suficiente visto que uma considerável malha rodoviária não seja pavimentada e as pavimentadas demandam uma manutenção constante que muitas vezes é ineficaz, e as concessionadas que são rodovias pedagiadas aumentam muito o valor final sobre o frete que serão amortizadas no valor da carga que será absorvida pelo consumidor final na hora da compra. No Governo Sarney (1985-1990), iniciou-se a implantação da ferrovia norte-sul, que ligaria a cidade gaúcha de Rio Grande à Açailândia Maranhão, mas que 37 anos depois apenas alguns trechos foram concluídos, sendo este mais um modal inviável. O transporte aéreo consiste apenas na estruturação de um aeroporto bem como suas instalações e acessos, tão somente pelo fato de o avião utilizar a atmosfera como forma de locomoção, atmosfera essa que já está preparada para o futuro e absorveria facilmente um potencial aumento do tráfego aéreo caso aumentasse a demanda e os usuários do sistema. Com isso, um expressivo número no aumento de trabalhadores da aeronáutica seria necessário. A metodologia utilizada foi de natureza básica com uma abordagem qualitativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719028977584062pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - RAPHAEL RODRIGUES DE OLIVEIRA corrigido e assinado.pdf961,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador