PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maicon Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T11:44:33Z-
dc.date.available2022-06-28T11:44:33Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4421-
dc.description.abstractThe consumption of LPG in Brazil began in the 30’S with the end of the voyages of the German airship Graf Zeppelin, propane gas cylinders were sold for domestic use. Over time, the consumption of LPG has increased exponentially, with this the activity of commercialization of this product has been regulated and standardized. The Simple National and the Presumed Profit are examples of this regulation, with the Simples being divided into five annexes that regulate the rates of trade and service activities, aiming to reduce the tax burden by joining taxes into one. The Presumed Profit brings the division of taxes used in Simples using individual rates. However, the control of the LPG trade was not limited to tax regimes, bringing ways to calculate taxes such as the Social Integration Program (SIP) and the Contribution to the Financing of Social Security (FSS) that brought cumulative and non-cumulative principles in the calculation of these taxes, as well as the principle that determines the payment of these taxes to only one member of its chain, the single-phase principle in addition to bringing the tax substitution of ICMS. On March 1, 2021, the executive branch enacted Decree 10.638/2021, with the aim of reducing the price of 13KG of cooking gas (LPG) for the final consumer. This work will analyze how this Decree impacted the gas trader and retailer and whether it will be necessary to change the taxation regime in which it fits or if nothing has changed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGLPpt_BR
dc.subjectSimples nacionalpt_BR
dc.subjectLucro presumidopt_BR
dc.subjectICMS STpt_BR
dc.subjectDecreto 10.638/2021pt_BR
dc.titleAnálise comparativa de uma empresa no simples nacional ou no lucro presumido, considerando o PIS e a COFINS da atividade de comércio varejista de GLP de 13kg, após a publicação do Decreto nº 10.638/2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Roberto Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4409-1616pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7360825293862351pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antonio Torquato da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6798011596720005pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Vital Henrique Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3013720891013556pt_BR
dc.description.resumoO consumo do GLP no Brasil tem seu início na década de 30 com o fim das viagens do dirigível alemão Graf Zeppelin os cilindros de gás propano foram vendidos para uso doméstico. Com o passar do tempo o consumo do GLP aumentou exponencialmente, com isso a atividade de comercialização desse produto foi regulamentada e padronizada. O Simples Nacional e o Lucro Presumido são exemplos dessa regulamentação, sendo o Simples dividido em cinco anexos que regulam as alíquotas das atividades de comércio e prestação de serviço, visando a redução da carga tributária juntado os impostos em um único. O Lucro Presumido traz a divisão dos impostos empregados no Simples empregando alíquotas individuais. Contudo o controle do comercio de GLP não se limitou aos regimes tributários, trazendo formas de apurar impostos como Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) que trouxe princípios de cumulatividade e não cumulatividade na apuração desses impostos, bem como princípio que determina o pagamento desses impostos para somente um membro de sua cadeia, o princípio monofásico além de trazer o a substituição tributária do ICMS. Em 1º de março de 2021 o poder executivo promulgou o Decreto 10.638/2021, com o objetivo de reduzir o preço do gás de cozinha (GLP) de 13KG destinado ao consumidor final. Este trabalho irá analisar como esse Decreto impactou o comerciante e varejista de gás e se será necessário mudar o regime de tributação em que se enquadra ou se nada mudou.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1 TCC II 2022 1 - Maicon - REVISADO 14 06 02022 - REVISADO PELA BANCA.pdf328,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador