PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rutislânia Evangelista da-
dc.date.accessioned2020-12-11T12:07:58Z-
dc.date.available2020-12-11T12:07:58Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/431-
dc.description.abstractThis Course Conclusion paper focuses on the theme of difficulties and obstacles faced by Physical Education teachers in the teaching-learning process in Early Childhood Education in the Public Education network. Its research problem is to understand how teachers deal with the heterogeneity of classes without exclusion, but rather the aggregation in the teaching-learning process in the school routine. The objectives of the study were to discuss how teachers deal with heterogeneous classes in view of the particularities of each student, as well as to study the methodological strategies that can contribute to the teaching-learning process and to identify the main difficulties faced by teachers in the teaching-learning process. A bibliographic research was carried out, in the exploratory modality. The results, based on the theoretical references analyzed, showed that it is clear that the area still needs more research in the field of teacher formation courses, specifically, with regard to the challenges of teaching practice in the school routine today. In addition, there was a need for professionals to make a difference in view of the existing diversity of classes in school life and to understand the relevance that physical education has for the integral development of students. In addition to the challenges of students' heterogeneity, some teachers in the field find it difficult to exercise their activities, such as lack of teaching materials, physical structure and little recognition of the profession.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.titleDificuldades e obstáculos enfrentados pelos professores de educação física na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso focaliza o tema dificuldades e obstáculos enfrentados pelos professores de Educação Física no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil da rede Pública de Ensino. Tem como problema de investigação compreender como os professores lidam com a heterogeneidade das turmas sem que haja a exclusão e sim, a agregação no processo ensino-aprendizagem no cotidiano escolar. Os objetivos do estudo foram discutir como os professores lidam com turmas heterogêneas tendo em vista as particularidades de cada aluno, bem como estudar as estratégias metodológicas que podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na modalidade exploratória. Os resultados, com base nos referencias teóricos analisados, mostraram que é notório que a área ainda carece de mais pesquisas no campo da licenciatura, especificamente, no que se refere aos desafios da prática docente no cotidiano escolar na atualidade. Além disso, verificou-se a necessidade dos profissionais em fazer a diferença diante da diversidade existente das turmas no cotidiano escolar e, entender a relevância que a educação física tem para o desenvolvimento integral dos alunos. Além dos desafios da heterogeneidade dos alunos, alguns professores da área encontram dificuldades para exercerem suas atividades, como por exemplo, falta de materiais pedagógicos, estrutura física e pouco reconhecimento da profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II_Rutislânia_Final.pdf392,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador