PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Juliana Galvão-
dc.creatorCarvalho, Vitória Magda Carneiro-
dc.date.accessioned2021-12-19T02:40:24Z-
dc.date.available2021-12-19T02:40:24Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3535-
dc.description.abstractABSTRACT: Introduction: The development of learning with implanted students (CI) in elementary school is a problem in the school environment that needs to be discussed and one of the professionals qualified to intervene in difficulties that may interfere during this process and in school performance is the speech therapist. The role of the speech therapist in learning difficulties with CI users is a mitigating possibility for the social problem that permeates political, educational, socioeconomic and cultural issues. Objective: to analyze the importance of educational speech therapy with students using cochlear implants in elementary school. Methods: this is a bibliographic research, with a qualitative and quantitative study and had as procedures and instruments for data collection the search for journals indexed in databases. The articles were from 2016 to 2020, with national publications in the last five years, written by speech therapists or by speech therapists and another area of expertise, and/or written by other professionals citing speech therapy as important in the researched topic. Results and Discussion: Seven articles were included to organize the results, being arranged in a chart for further analysis of the results, making it possible to establish an overview, as shown in Chart 1. In a second moment, the data were arranged in graphs in which the following findings were established: type of research, area of activity of the research authors, type of institution, year of publication, age of students with CI in research, UF, description of speech therapy. Conclusion: one can see the importance of the speech therapist in the education of students with CI in elementary school, noting that inclusion generates benefits in the school and social performance of CI users. Key words: Cochlear implant, elementary school, educational speech therapypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectFonoaudiologia educacional-
dc.titleAtuação fonoaudiológica com educandos com implante coclear no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Eliana Souza da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Lucy Jane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Sandra de Freitas Paniago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Introdução: O desenvolvimento de aprendizagem com educandos implantados(IC), no ensino fundamental é uma problemática no âmbito escolar que precisa ser discutida e, um dos profissionais habilitados para intervir em dificuldades que possam interferir durante esse processo e no desempenho escolar, é o fonoaudiólogo. A atuação do fonoaudiólogo nas dificuldades de aprendizagem com usuários de IC, é uma possibilidade atenuante para a problemática social que perpassa questões políticas, educacionais, socioeconômicas e culturais. Objetivo: analisar a importância da fonoaudiologia educacional com educandos usuários de implante coclear no ensino fundamental. Métodos: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com estudo qualitativo e quantitativo e teve como procedimentos e instrumentos para coleta de dados a busca de periódicos indexados em bases de dados. Os artigos foram do período de 2016 a 2020, com publicações nacionais nos últimos cinco anos, escrito por fonoaudiólogos ou por fonoaudiólogos e em conjunto com profissionais de outra área de atuação e, ou escrito por outros profissionais citando a fonoaudiologia como importante na temática pesquisada. Resultados e Discussão: No primeiro momento foram utilizados 7 artigos para organização dos resultados, no segundo momento os dados foram dispostos em gráficos nos quais foram estabelecidos o tipo de pesquisa, área de atuação dos autores das pesquisas, tipo de instituição, ano de publicação, a idade dos educandos com IC nas pesquisas, UF, descrição da atuação fonoaudiológica. Conclusão: pode-se perceber a importancia do fonoaudiologo na formação do aluno com IC no ensino fundamental, destacando que a inclusão gera beneficios no desempenho escolar e social de usuários de IC. Palavras chaves: Implante Coclear, ensino fundamental, fonoaudiologia educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO JULIANA E VITORIA .pdf314,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador