PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Nascimento-
dc.date.accessioned2021-12-18T17:38:48Z-
dc.date.available2021-12-18T17:38:48Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3482-
dc.description.abstractThis article reports how the lack of English proficiency can result in communication failures during air operations, specifically on international flights. The purpose of this research is to observe whether the SDEA exam assessment method, as well as the quality of teaching-learning of the pilots to perform it, is being made efficiently, in order to ensure greater safety in the flight. The study aims, in a secondary way, to show the importance of English for the pilot and controller and to portray how the misuse of the language can become a contributing factor to accidents. The methodology adopted to clarify these objectives was qualitative research, using bibliographic procedures. The present work deals with three accidents in which there were communication failures between the pilots and controllers, being the lack of fluency in the English language, a factor that contributed to the aerial occurrence. Through the guidelines elaborated by the ICAO with the intention to reinforce the communication security, language proficiency exams were instituted to evaluate the pilots' English language proficiency for all the signatory countries, bringing a significant decrease in air incidents. However, it was found that the method of evaluation of the SDEA exam, as well as the quality of teaching-learning of the pilots to perform it, in some cases, is being inefficient, putting at risk the flight safety on international routes, which could cause, in the future, another air accident, such as those discussed in this study. In view of this, this study stated that there is in fact a failure in the assessment method used by accredited institutions and in the preparation of candidate pilots. On the other hand, it was found that, even with certain irregularities, the test is important for the standardization of the English language in commercial aviation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProficiência linguísticapt_BR
dc.subjectInglês para aviaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizadopt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.titleProficiência inglesa na aviação: falhas de comunicação e medidas de prevenção de acidentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Roberto Márcio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365928951119682pt_BR
dc.contributor.referee2Fagundes, Camila Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049117435468197pt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata como a falta de proficiência em língua inglesa pode resultar em falhas comunicativas durante operações aéreas, especificamente em voos internacionais. A finalidade desta pesquisa é observar se o método de avaliação do exame SDEA, bem como a qualidade do ensino-aprendizagem dos pilotos para realizá-la, está sendo feito de forma eficiente, a fim de garantir maior segurança no voo. O estudo objetiva, de forma secundária, mostrar a importância da língua inglesa tanto para o piloto quanto para o controlador e retratar como o uso equivocado do idioma pode ser um fator contribuinte para a ocorrência de acidentes. A metodologia adotada para esclarecer tais objetivos foi a pesquisa qualitativa, utilizando o procedimento bibliográfico. O presente trabalho aborda três acidentes em que houve falhas de comunicação entre os pilotos e controladores, sendo a falta de fluência da língua inglesa um fator que contribuiu para a ocorrência aérea. Seguindo as diretrizes elaboradas pela OACI com a intenção de reforçar a segurança nas comunicações, foram instituídos exames de proficiência linguística para avaliar o domínio da língua inglesa dos pilotos para todos os países signatários, resultando em diminuição significativa nas ocorrências aéreas. Entretanto, verificou-se que o método de avaliação do exame SDEA, bem como a qualidade do ensino-aprendizagem dos pilotos para realizá-la, em alguns casos, está sendo ineficiente, colocando em risco a segurança de voo nas rotas internacionais, podendo ocasionar futuramente, outro acidente aéreo, como os abordados neste estudo. Em vista disso, este estudo verificou que, de fato, existe falha no método de avaliação empregado pelas instituições homologadas e na preparação dos pilotos candidatos. Por outro lado, constatou-se que, mesmo tendo certas irregularidades, a prova é importante para a padronização do uso da língua inglesa na aviação comercial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador