PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de vida em donas de casa: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Felipe, Adrianny Alves
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Marçal, Maryane Leandro Prudente
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: : As donas de casa realizam inúmeras atividades que requerem esforços físicos e desgastes osteomusculares, favorecendo o aparecimento de incontáveis patologias e comprometimento de suas funcionalidades. Afetando diretamente na sua qualidade de vida e suas relações familiares e sociais. Objetivo: Evidenciar as consequências de patologias ou quadros sindrômicos que podem afetar diretamente a qualidade de vida das donas de casa. Metodologia: A busca foi dirigida Medical Literature Analysis and Retriavel System Online (MedLine), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO).A pesquisa foi realizada de agosto de 2020 até julho 2021. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram selecionados 20 artigos, dos quais relatam problemas osteomusculares e mentais comumente encontradas nas donas de casa, sendo que os transtornos mentais comuns (TMC) são citados em dez artigos, problemas osteomusculares em quatro artigos, dor e funcionalidade na unidade básica de saúde em um artigo, relação de problemas encontrados em donas de casas e em mulheres remuneradas em cinco artigos. As possíveis causas que ocasionam esses problemas são as altas horas de trabalho e a repetição de movimentos sem descanso, além da falta de lazer, que afeta diretamente a saúde mental. Conclusão: Conclui-se que os distúrbios osteomusculares e transtornos mentais surgem devido às horas exaustivas de trabalho, repetições de movimentos errôneos para a realização das mesmas atividades dia a dia, devido à falta de descanso e lazer. Afetando diretamente a vida das donas de casa, tanto de forma fisica quanto mental.
Palavras-chave: Dona de casa
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2- ADRIANNY.pdf424,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador