Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Cleiton Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T22:42:13Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T22:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3400 | - |
dc.description.abstract | The teaching of science promotes in students the ability to develop or increase their intellectual autonomy. Basic education faces problems such as lack of interest on the part of students, lack of motivation and also lack of understanding of the contents. Teaching through practical methodologies is essential to obtain positive results, allowing the student to better understand the theory of a given content. The objective of this work was to analyze the practical methodologies in science teaching from 6th to 9th grades of elementary school through a systematic bibliographic review and to verify if the use of practical methodologies really motivates and awakens interest in students in science classes. Articles, theses, dissertations and monographs published on websites were analyzed, extracted from Google Scholar databases, scholar.google.com.br and www.scielo.br, doit.com.br. Investigations report that theoretical classes are not enough for students' learning, therefore it is necessary that there is a relationship between them and practice, because when theory works together with practice, the better results are obtained. Investigations argue that experimental classes are essential in science teaching, as they allow students to research, be critical and draw conclusions. The articles demonstrate examples of practical lessons such as mockups, games, experiments and field lessons. Through the analyzes carried out, the articles proved that the use of practical methodologies in science classes promoted improvements in teaching and learning for students from 6th to 9th grade of elementary school, reducing disinterest and lack of motivation, increasing the level of understanding of students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.title | Metodologias práticas em ciências nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rodrigo Mariano da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3432138232333705 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardoso, Jalmir Junio Nascimento | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8421060074900700 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lins, Ana Maria da Silva Curado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223289001247603 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de ciências promove nos estudantes, capacidades de desenvolver ou aumentar sua autonomia intelectual. A educação básica enfrenta problemas como a falta de interesse por parte dos alunos, a desmotivação e também a falta de compreensão dos conteúdos. O ensino por meio de metodologias práticas é fundamental para obtenção de resultados positivos, permitindo ao aluno compreender melhor a teoria de determinado conteúdo. O objetivo deste trabalho foi analisar as metodologias práticas no ensino de ciências dos 6º aos 9º anos do ensino fundamental através de uma revisão bibliográfica sistemática e verificar se o uso das metodologia práticas realmente motivam e despertam interesse nos alunos nas aulas de ciências. Foram analisados artigos, teses, dissertações e monografias publicados em sites na internet, extraídos bases de dados do Google Acadêmico, scholar.google.com.br e www.scielo.br, doit.com.br. As investigações relatam que as aulas teóricas não são suficientes para o aprendizado dos alunos, portanto é necessário que ocorra relação dela com a prática, pois quando trabalha teoria junto a prática, melhores são os resultados obtidos. As investigações defendem que aulas experimentais são essenciais no ensino de ciências, pois permitem o aluno pesquisar, ser crítico e desenvolver conclusões. Os artigos demonstram exemplos de aulas práticas como maquetes, jogos, experimentos e aulas-de-campo. Através das análises realizadas, os artigos comprovaram que o uso das metodologias práticas nas aulas de ciências, promoveram melhorias no ensino e na aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, reduzindo o desinteresse e desmotivação, aumentando o nível de compreensão dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Cleiton Cabral Final_RAG.pdf | 768,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador