PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Ribeiro da-
dc.date.accessioned2021-12-17T21:37:56Z-
dc.date.available2021-12-17T21:37:56Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3386-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectMáquinaspt_BR
dc.subjectPagamentopt_BR
dc.titleFalha de comunicação entre máquinas e os impactos sobre o setor de empresas de cartões de crédito e serviços no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Gesmar José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0205182669297571pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Mauro César de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132530484838101pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Goiaz do Araguaia Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373623762977596pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo mostrar como os instrumentos de pagamento foram influenciados pela evolução da sociedade, economia e tecnologia, em vista do aumento dos métodos de pagamentos nos últimos anos, inclusive nas vendas realizadas por cartões. Dentre os modelos, cita-se o cartão de crédito como um dos responsáveis pelo pagamento eletrônico. O maior acesso da população a esses cartões, contribuíram para que mais empresas aceitassem esse tipo de pagamento em seus estabelecimentos. O problema levantado referiu-se ao aumento dos impactos gerados pela falha de comunicação entre máquinas sobre o setor de empresas de cartões de crédito e serviços do Brasil. Para análise da hipótese, referente ao causador de prejuízo financeiro, foram demonstrados testes em um estabelecimento nomeado Empresa C. Foi evidenciado erros que podem ser relacionados a vendas não computadas corretamente, estornos fraudulentos, tarifas incorretas e antecipações de pagamentos mal executadas. Diante disso, este trabalho explorou o mercado financeiro a fim de se compreender como são realizadas as transações monetárias no cenário atual, especialmente os pagamentos feitos com cartões de crédito. Como resultado, notou-se a necessidade de se desenvolver sistemas computacionais presentes no mercado financeiro, pois os prejuízos para as empresas ainda se apresentam em grande número. Além disso, viu-se uma oportunidade de aplicar esse tema na vivência profissional, com a criação de uma startup voltada à resolução dessas falhas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.relation.referencesARNONE, Marco. BANDIERA, Luca. (2004). Monetary Policy, Monetary Areas, and Financial Development with Electronic Money, IMF Working paper 04/122. Washington, D.C.: IMF. BRASIL. Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Indicadores de mercado dos cartões de crédito, débito e de lojas. Disponível em: <http://www.abecs.org.br>. Acesso em: 10 out. de 2021. BRASIL. Banco Central do Brasil (BCB). Estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no Brasil. 2021. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?SPBADENDOS>. Acesso em: 10 out. de 2021. BRASIL. Banco Central do Brasil (BCB). Relatório sobre a indústria de cartões de pagamentos. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/htms/spb/Relatorio_Cartoes.pdf>. Acesso em: 10 out. de 2021. BRASIL. Caixa Econômica Federal. Relatório Integrado. 2020. Disponível em: <https://www.caixa.gov.br/Downloads/caixagovernanca/Relatorio_Integrado_Caixa_2020.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2021. CARVALHO, Fernando Cardim de et al. Economia monetária e financeira. Rio de Janeiro: Campus, 2000. P. 144 – 317. F360°. Varejistas recuperam R$ 11,5 milhões em vendas efetuadas com cartão. 2019. Disponível em: <https://blog.f360.com.br/varejistas-recuperam-r-115-milhoes-em-vendas-efetuadas-com-cartao/>. Acesso em: 15 out. de 2021. FILHO, Ernesto Moreira Guedes et al. Análise econômica dos benefícios advindos do uso de cartões de crédito e débito. Tendências consultoria integrada. 2011. LOPES, João do Carmo; ROSSETTI, José Paschoal. Introdução ao Estudo da Moeda. In: LOPES, João do Carmo; ROSSETTI, José Paschoal. Economia Monetária. São Paulo: Atlas, 1992. p. 15-44. LUKRE. Empresa. 2020. Disponível em: <https://lukre.me>. Acesso em: 15 ago. 2021. PAIXÃO, Ricardo F. Mercados de dois lados. Revista GV Executiva, v. 5, n, 1, fev./abr. 2006. ROCHET, Jean-Charles; TIROLE, Jean. Cooperation among Competitors: Some Economics of Payment Card Associations. The RAND Journal of Economics, 2002, p. 549–570. WEATHERFORD, Jack McIver. (1997). The history of money: From sandstone to cyberspace. New York: Three Rivers. KONTROL. Empresa. 2021. Disponível em: <http://kontrolsistemas.com.br/index.aspx>. Acesso em: 15 out. de 2021. ABELLHA. Empresa. 2021. Disponível em: < https://abellha.co >. Acesso em: 12 out. de 2021. PROGRAMA CENTELHA. Edital. 2020. Disponível em: <https://go.programacentelha.com.br/es1/empresa/lukre>. Acesso em: 18 out. de 2021.pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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