PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorBenfica, Marcel Martins-
dc.date.accessioned2021-12-17T20:39:06Z-
dc.date.available2021-12-17T20:39:06Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3371-
dc.description.abstractThis study had as theme the human fatigue in private aviation and the use of checklist to monitor and minimize its causes and consequences, as well as reduce other factors associated. Between 2011 and 2021, human factors contributed with 33% to aeronautical occurrences in Brazil; among these factors, fatigue and related elements stand out. Therefore, it is necessary to verify the possible mitigating measures for such occurrences, since the problem does not end with time, given the still relevant participation of human factors in air occurrences. Considering this reality, the study's objective was to develop a checklist model that can help to monitor fatigue and to reduce its factors in private aviation. The methodology used was the descriptive one, using the qualitative method as the approach and bibliographic and documentary research procedures. With the study, it was possible to point out the types of fatigue, its causes and consequences, and also to establish a relationship between it and other contributing human factors in aeronautical occurrences between 2011 and November 2021, in all aviation segments. In addition, checklist models to monitor cases of fatigue applicable to regular aviation and air taxi were presented. Based on these examples and on the mapping of occurrences, a checklist model directed to the private aviation was developed to monitor fatigue and to reduce factors that are somehow related to it, confirming the hypothesis that it is possible to create a list of verification with this objective, in order to improving safety in these operations, since it intends to avoid flights with fatigued pilots. However, to prove its effectiveness, it is necessary to test it in a real environment and, therefore, it is suggested that the checklist developed by this research be applied at a study level to private aviation pilots, seeking to test its effectiveness as well improve it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectIncidentes graves e incidentespt_BR
dc.subjectAviação particular-
dc.subjectChecklist-
dc.subjectFadiga humana-
dc.subjectAccidents-
dc.subjectSerious incidents and incidents-
dc.subjectPrivate aviation-
dc.subjectHuman fatigue-
dc.subjectChecklist-
dc.titleAviação particular no Brasil: proposta de checklist para monitorar a fadiga e reduzir fatores humanos correlatospt_BR
dc.title.alternativePrivate aviation in brazil: checklist proposal for monitoring fatigue and reducing related human factorspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como tema a fadiga humana na aviação particular e o uso de checklist para monitorar e minimizar as suas causas e consequências, bem como reduzir outros fatores a ela associados. Entre os anos de 2011 e 2021, os fatores humanos contribuíram para ocorrências aeronáuticas no Brasil na ordem de 33%; dentre estes fatores, destacam-se a fadiga e elementos correlatos. Portanto, é necessário verificar as possíveis medidas mitigadoras para tais ocorrências, uma vez que a questão não se esgota com o tempo, haja vista a ainda relevante participação dos fatores humanos nas ocorrências aéreas. Diante dessa realidade, o objetivo do estudo foi desenvolver um modelo de checklist que possa contribuir para monitorar a fadiga e reduzir os fatores a ela relacionados na aviação particular. A metodologia utilizada foi a descritiva, tendo como abordagem o método qualitativo, utilizando como procedimentos de pesquisa os bibliográfico e documental. Com o estudo, foi possível apontar os tipos de fadiga, suas causas e consequências e, ainda, estabelecer uma relação entre ela e outros fatores humanos contribuintes nas ocorrências aeronáuticas verificadas entre 2011 e novembro de 2021, em todos os segmentos da aviação. Além disso, foram apresentados modelos de checklists aplicáveis à aviação regular e de táxi-aéreo para monitorar casos de fadiga. A partir desses exemplos e do mapeamento das ocorrências, elaborou-se um modelo de checklist voltado à aviação particular para monitorar a fadiga e reduzir fatores que estejam de alguma maneira a ela relacionados, confirmando-se a hipótese de que é possível criar uma lista de verificação com esse objetivo, com vistas a melhorar a segurança nestas operações, uma vez que intenciona evitar voos com pilotos fadigados. No entanto, para comprovar sua eficácia, é necessário testá-lo em ambiente real e, desse modo, sugere-se que o checklist produzido por esta pesquisa seja aplicável, em nível de estudo, a pilotos da aviação particular, buscando testar sua eficácia, bem como aprimorá-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151163529759534pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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