PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSouza, Eduardo Moraes de-
dc.date.accessioned2021-12-17T19:57:45Z-
dc.date.available2021-12-17T19:57:45Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3357-
dc.description.abstractThe use of Machine Learning and Big Data, based on data collected from aeronautical engine sensors, makes it possible to carry out studies on the predictability of engine maintenance.Therefore, technological advances and the amount of data generated allow the construction of computational models to enable the prediction of engine maintenance, which can reduce operating costs, in addition to increasing flight safety. In this scenario, it seeks to apply Artificial Intelligence techniques (Decision Tree and Random Forest) to find the engine's failure cycle and contribute to the improvement of the database. Therefore, the objective of this research is to build a predictive model based on machine learning that can be applied in aircraft engines. So, this research seeks to apply data science to demonstrate results obtained with the analyzed data and the importance of information storage. As a methodology, a qualitative approach was chosen, using bibliographic and experimental procedures for the construction of the model. Prediction values of the engine failure cycle performed by the three predictive models analyzed were obtained and, when the predictive model performance accuracy was measured, the third obtained 73%, being the best result. Thus, it is concluded that the use of information technology applied to data can bring to the aviation market an increase in air safety, reduce operating costs, in addition to strengthening the use of data in a strategic way. It is recommended as a complement to the research, the application of this predictive model in maintenance of small and medium-sized aircraft in order to verify the performance of this model in practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.titleProposta de um modelo preditivo com aprendizado de máquina aplicado em motores de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeProposal of a predictive model with machine learning applied to aircraft enginespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Porfírio, Emerson José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9374853224569533pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Pedro Augusto Vilela de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502436330724611pt_BR
dc.description.resumoO uso de Aprendizado de Máquina e do Big Data, tendo como base, dados coletados dos sensores dos motores aeronáuticos, possibilita realizar estudos de previsibilidade de manutenção dos motores. À vista disso, o avanço tecnológico e a quantidade de dados gerados permitem a construção de modelos computacionais para viabilizar a previsão da manutenção dos motores, o que pode diminuir os custos operacionais, além de aumentar a segurança em voos. Diante desse cenário, se busca aplicar técnicas de Inteligência Artificial (Árvore de Decisão e Floresta Aleatória) para encontrar o ciclo de falha do motor e contribuir para a melhoria da base de dados. Portanto, é objetivo desta pesquisa, construir um modelo preditivo baseado no aprendizado de máquina que possa ser aplicado em motores de aeronaves. Assim, esta pesquisa visa aplicar a ciência de dados para demonstrar resultados obtidos com os dados analisados e a importância do armazenamento de informações. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando procedimentos bibliográficos e experimental para a construção do modelo. Foram obtidos valores de predição do ciclo de falha do motor performados pelos três modelos preditivos analisados e, medida a acurácia do desempenho do modelo preditivo, o terceiro obteve 73%, sendo o melhor resultado. Dessa forma, conclui-se que o uso da tecnologia da informação aplicado à dados pode trazer para o mercado da aviação aumento da segurança aeroviária, diminuir os custos operacionais, além de fortalecer o uso de dados de forma estratégica. Recomenda-se como complementação à pesquisa, a aplicação deste modelo preditivo em manutenção de aeronaves de pequeno e médio portes com a finalidade de verificar o desempenho desse modelo na prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2687862095991031pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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