PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLago, Vinícius de Araújo-
dc.date.accessioned2021-12-17T17:19:29Z-
dc.date.available2021-12-17T17:19:29Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3346-
dc.description.abstractnecessary. The introduction of airplanes of this type can allow the removal of pilots on cabin on air operations, that represents a sensible question on terms professional’s employability. Taking this in consideration, this research objective is to verify the tendency of pilot’s removal from the cockpit of autonomous aircrafts so those can be monitored and/or operated remotely. It also aims to investigate the level of public acceptance of this technology as well as its insertion on the air passenger transport market. Thus, through research of a basic nature with a qualitative approach, which uses documentary and bibliographic procedures, it was possible to verify that automated aircraft with high-tech systems are already a reality and that autonomous aircraft are on the horizon in a consistent manner for transport cargo and passengers. On the other hand, as the insertion of these aircraft also depends on public acceptance, these opinions are relevant for the market, as the level of people's confidence will lead them to use or not these aircraft. Through the analysis of articles published on public research on the subject, it was found that most people are not comfortable and are afraid or worried about flying in aircraft without pilots. As an alternative, it is understood that the presence of at least one pilot would promote a sense of security. This time, the research concludes that even if autonomous airplanes are introduced in the market, the pilot is still necessary, at least in the short and medium term, mainly because he is the element that brings confidence to users and serves as support for cases of systemic failures. Thus, the hypothesis that autonomous aircraft will impact the employability of pilots is partially confirmed, despite there is no evidence that this will happen in the coming years, however, it could be inevitable in a few decades. Hence the relevance of knowing the feeling of users in relation to autonomous flights and, with that in mind, it is suggested as future research to map this perception on the national scene, directed to a market study for Brazilian airlines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomação em aeronavespt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEmpregos obsoletospt_BR
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.titleA automação e a substituição da mão de obra humana no cockpitpt_BR
dc.title.alternativeAutomation and the replacement of human labor on the cockpitpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Bechepeche, Anna Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.description.resumoAeronave autônoma consiste em qualquer veículo aéreo que não necessita da presença física de um piloto no cockpit. A introdução destas aeronaves pode permitir a retirada do piloto da cabine nas operações aéreas, o que representa uma questão sensível em termos de empregabilidade de muitos destes profissionais. Isso considerado, esta pesquisa tem como objetivo verificar a tendência à retirada de pilotos dos cockpit de aeronaves autônomas, para que estas sejam monitoradas e/ou operadas remotamente. Também são objeto de estudo averiguar o nível de aceitação pública desse tipo de tecnologia, bem como sua inserção no mercado de transporte aéreo de passageiros. Assim, por meio de uma pesquisa de natureza básica de abordagem qualitativa, que utilizou procedimentos documental e bibliográfico, foi possível constatar que aeronaves automatizadas com sistemas de elevada tecnologia já são realidade e que as autônomas já se desenham no horizonte de forma consistente para o transporte de cargas e passageiros. Por outro lado, como a inserção destas aeronaves também depende da aceitação pública, estas opiniões são relevantes para o mercado, visto que o nível de confiança das pessoas as levará a utilizarem ou não estes aviões. Isto posto, mediante a análise de artigos publicados sobre pesquisa pública a respeito do tema, verificou-se que a maioria das pessoas não se sente confortável e tem medo ou preocupação de voar em aeronaves sem pilotos. Como alternativa a este receio, entende-se que a presença de pelo menos um piloto promoveria a sensação de segurança. Desta feita, a pesquisa conclui que mesmo que as aeronaves autônomas sejam inseridas no mercado, o piloto ainda se faz necessário, pelo menos em curto e médio prazos, principalmente por ser ele o elemento que traz confiança aos usuários e serve de suporte para os casos de falhas sistêmicas. Assim, a hipótese de que aeronaves autônomas causará impacto à empregabilidade dos pilotos se confirma parcialmente, pois não há indícios de que isto ocorrerá nos próximos anos, entretanto, poderá ser inevitável em algumas décadas. Daí a relevância em se conhecer o sentimento dos usuários em relação aos voos autônomos e, tendo isso em vista, sugere-se como pesquisa futura mapear esta percepção em cenário nacional, voltando-a a um estudo de mercado para empresas aéreas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073083422561903pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Vinícius Lago.docx302,43 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador