PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFazan, Michelle-
dc.creatorSilva, Rosimeire da Costa-
dc.date.accessioned2021-12-17T15:46:28Z-
dc.date.available2021-12-17T15:46:28Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3331-
dc.description.abstractGeneral Objetive: Check for possible association between school difficulties, hearing disorders and entrance exams in children aged 07 to 12 years. Specific Objetive: To analyse hearing symptoms and entrance exams childrens with and without school difficulties. Methodology: Cross-sectional research (analytical and descriptive) with a quantitative approach. The sample consisted of 20 participants of both genders, have been 10 cases and 10 controls. Their guardians answered an online questionnaire with objective questions related hearing, body balance ant attention. The data collection instrument was developed by ‘Barbosa an Malt’ (2007) and used with the consent of the authors. Participants underwent tests that assessed hearing and balance. Result: In general, the responses obtained by the data collection instrument showed no difference between the two groups. Of the hearing tests, two children in the case group had neural sensory hearing loss. For both groups, what was most observed were type A tympanometric curves, with stapedial acoustic reflex present, otoacoustic emissions evoked by transient stimuli and present distortion product and auditory brainstem evoked potential suggestive of auditory pathway integrity. For the assessment of balance, the two groups behaved in a similar way, presenting normal findings in the static and dynamic balance tests, oculomotor tests without alterations and descending pendular rotation test, symmetric for all evaluated positions. Stands out that both cases and controls were identified deviations from normality for the parameters of accuracy and precision in saccadic tests and type III tracking in slow eye pursuit movement. Conclusion: based on on the answers obtained in the data collection instrument, it is not possible to identify a direct association between school difficulties, hearing disorders and entrance exams in children aged 7 to 12 years. The auditory and balance assessment did not present different findings between the groups of cases and controls for the sample of this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDoenças vestibularespt_BR
dc.subjectVertigempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEntrance exams diseasespt_BR
dc.subjectVertigopt_BR
dc.titleSintomas vestibulares em crianças com e sem queixa de dificuldade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zuliani, Luciana Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495722051934359pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Allan Kardec Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388943649245662pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Eliane Faleiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.description.resumoObjetivo Geral: Verificar possível associação entre dificuldades escolares e alterações auditivas e vestibulares em crianças de 07 a 12 anos. Objetivo Específico: Analisar sintomas auditivos e vestibulares crianças com e sem dificuldades escolares. Metodologia: Pesquisa transversal, analítica e descritiva, de abordagem quantitativa. A amostra foi de 20 participantes, de ambos os gêneros, sendo 10 casos e 10 controles. Seus responsáveis responderam a um questionário online com perguntas objetivas relacionadas à audição, equilíbrio corporal e atenção. O instrumento de coleta de dados aplicado foi elaborado por Barbosa e Malt (2007), e utilizado com o consentimento das autoras. Os participantes realizaram exames que avaliaram a audição e o equilíbrio. Resultado: De maneira geral, as respostas obtidas pelo instrumento de coleta de dados, não apresentou diferença entre os dois grupos. Dos testes auditivos, duas crianças do grupo de casos tinham perda auditiva sensorioneural. Para ambos os grupos o que mais se observou foram curvas timpanométricas tipo A, com reflexo acústico estapediano, presente, porém em muitos com limiares elevados e ausentes em algumas frequências avaliadas em ambas aferições e emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes e produto distorção presentes e potencial evocado auditivo de tronco encefálico sugestivo de integridade das vias auditivas. Para a avaliação do equilíbrio os dois grupos se comportaram de maneira semelhante apresentando achados normais nos testes de equilíbrio estático e dinâmico, provas oculomotoras sem alterações e prova rotatória pendular decrescente, simétrica para todas as posições avaliadas. Destaca-se que tanto para os casos como para os controles foram identificados desvios da normalidade para os parâmetros de acurácia e precisão nas provas que avaliam os movimentos oculares fixos e aleatórios. Conclusão: A partir das respostas obtidas no instrumento de coleta de dados essa amostra não é possível identificar associação direta entre dificuldades escolares e alterações auditivas e vestibulares em crianças de 07 a 12 anos. A avaliação auditiva e de equilíbrio não apresentou diferença entre os grupos dos casos e dos controles para a amostra deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650209290752347pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096380444443846pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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