PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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dc.creatorLopes, Pedro Paulo Souza-
dc.date.accessioned2021-12-17T14:37:17Z-
dc.date.available2021-12-17T14:37:17Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3315-
dc.description.abstractINTRODUCTION: Ventilation-associated pneumonia (VAP) is defined as a pulmonary infection that appears 48 to 72 h after endotracheal intubation and institution of invasive mechanical ventilation, as well as up to 48 hours after tube removal. In Intensive Care Units (ICU), VAP is the most common infection. The reported prevalence is 20.5 to 34.4 cases of pneumonia per 1,000 days of MV. OBJECTIVE: To report an experience of multidisciplinary educational intervention in an extracurricular internship at the Intensive Care Unit – COVID -19, focusing on the reduction of cases of ventilator-associated pneumonia (VAP). METHOD: This is a descriptive study of a qualitative nature in the form of experience report based on the model described by Duarte, Borges and Arruda (2011), based on the academic experience during an extracurricular nursing internship in the Intensive Care Unit of COVID-19, in a private hospital, in Goiânia-Goiás. RESULTS: The training was divided into two moments, one of them exposing and updating with the team the topics of prevention of pneumonia associated (VAP) with ventilation and hand hygiene, where it was possible to carry out step-by-step guidance on hand washing and later removal of doubts about the bronchial aspiration process in cases of VAP. CONCLUSION: Nurses as managers and team leaders must actively exercise the role of educators, seeking ways that will be clearly understood by their team and that achieve positive results in the face of scenarios that require their interventions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUTIpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPAVpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleIntervenção educativa para redução de PAV em UTI Covid-19: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loreto, Rayana Gomes de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9372-6745pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940344652520125pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Isabela Silva Levindo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9603-0591pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7878108817111161pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Thaís de Arvelos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7652-4367-
dc.contributor.referee2Latteshttps://orcid.org/0000-0002-9603-0591pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A pneumonia associada a ventilação (PAV) é definida como uma infecção pulmonar que surge 48 a 72 h após intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva, como também até 48 horas após a retirada do tubo. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a PAVM é a infecção mais comum, A prevalência relatada é de 20,5 a 34,4 casos de pneumonia por 1.000 dias de VM. OBJETIVO: Relatar uma experiência de intervenção educativa multiprofissional em estágio extracurricular na Unidade de Terapia Intensiva – COVID -19, com foco na para redução de caso de pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV). MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência pautado no modelo descrito por Duarte, Borges e Arruda (2011), a partir da vivência do acadêmico durante um estágio extracurricular de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva de COVID-19, em um hospital privado, em Goiânia-Goiás. RESULTADOS: O treinamento foi dividido em dois momentos, um deles de exposição e atualização com a equipe os temas de prevenção de pneumonia associada (PAV) a ventilação e higienização das mãos, onde foi possível realizar orientação do passo a passo da lavagem das mãos e posteriormente retirada de dúvidas a respeito do processo de bronco aspiração nos casos de PAV. CONCLUSÃO: O enfermeiro como gestor e líder de equipe deve exercer ativamente o papel de educador, buscando formas que venham ser compreendidas de forma clara por sua equipe e que alcancem resultados positivos diante de cenários que exijam suas intervenções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096593443656340pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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