PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaleiro, Sara de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-12-17T14:08:36Z-
dc.date.available2021-12-17T14:08:36Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3307-
dc.description.abstractAbstract This study addresses an evaluation of the marketing function in the context of the L. C. Comércio de Madeira business, aiming to understand the satisfaction and perception of the consumer, as well as the manager, employees, and suppliers, in relation to the value offered by the company both in terms of service and products. The method used was descriptive research of a quantitative and qualitative nature, with the application of a structured interview with the owner of the timber company, in order to obtain an overview of the marketing actions focused on the service and delivery of products, as well as a questionnaire with closed questions, to customers, in order to detect their level of satisfaction in relation to the value received through the service and products offered by the company, and a questionnaire with closed questions for both employees and suppliers to obtain an assessment of their perception as the organization of routines for excellent customer service. From the results, it can be concluded that the marketing function is well used by the object institution, being satisfactory in the eyes of customers, employees, managers, and suppliers. However, special attention should be given to the variable internal communication practiced by employees with customers. The study demonstrates which other improvements must be implemented to improve the organization in its context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumidor-
dc.subjectFornecedor-
dc.titleAvaliação do marketing na LC Madeiras: um estudo de caso da empresa LC Comércio de Madeiraspt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the marketing in LC Madeiras: a case study of the company l.c trade in timberspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pintaud, Marcos de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999367497039720pt_BR
dc.contributor.referee1Evangelista, Maria Aparecida Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Denise Lúcia Mateus Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4859307833458098pt_BR
dc.description.resumoResumo O presente estudo aborda uma avaliação da função de marketing no contexto do negócio L. C. Comércio de Madeiras, objetivando perceber a satisfação e percepção do consumidor bem como do gestor, colaboradores e fornecedores, em relação ao valor oferecido pela empresa tanto no atendimento quanto nos produtos. Utilizou-se como método, pesquisa descritiva de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de uma entrevista estruturada com o proprietário da madeireira, a fim de obter uma visão geral acerca das ações de marketing focadas no atendimento e entrega de produtos, bem como um questionário com perguntas fechadas, aos clientes, a fim de detectar seu nível de satisfação em relação ao valor recebido através do atendimento e produtos oferecidos pela empresa e, um questionário com perguntas fechadas tanto aos colaboradores quanto aos fornecedores para obter uma avaliação da percepção dos mesmos quanto a organização das rotinas para o excelente atendimento aos clientes. A partir dos resultados pode-se concluir que a função marketing é bem utilizada pela instituição objeto, sendo satisfatória aos olhos de clientes, colaboradores, gestores e fornecedores. Entretanto deve-se dar uma atenção especial à variável comunicação interna praticada pelos colaboradores junto aos clientes. O estudo demonstra quais outras melhorias devem ser implementadas para o aprimoramento da organização em seu contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesAMA. American Marketing Association. Disponível em: <http://www.marketingpower.com>. Acesso em: 13 set. de 2021. BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, 1994. CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005. 626 p. DUZERT, Yann, Manual de negociações complexas. Rio de Janeiro, FGV, 2007. ENGEL, Elenice Padoin Juliani; BÚRIGO, Lúcia Andréa; PEREIRA, Luciane de Carvalho. Marketing de relacionamento. Criciúma: Ediunesc, 2015. 77 p. FREEMANTE, David. Incrível atendimento ao Cliente. São Paulo: Makron Books, 1994. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GÓIS,Silva, 2011. Marketing Pessoal: sua Marca ficará no coração das pessoas! Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas-silma-gois/53456/ Acessado em: 16 out. 2021 MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2003. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Inter saberes, 2014. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Educacional do Brasil, 2015. KOTLER, PHILIP Marketing 4.0 [recurso eletrônico] / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. MADRUGA, R. Administração de marketing no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: FGV, 2004. MCCARTHY, J. Basic Marketing – A Global Managerial Approach. Richard Irwin, 1968. McKENNA, Regis. Estratégias Bem Sucedidas para a Era do Cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1999. MILAN, Gabriel Sperandio. A implementação de um departamento de pós-vendas em um provedor de serviços de saúde e o estreitamento dos relacionamentos com os clientes. Revista de Negócios vol. 18, n.3, p.3-20, 2013. PINHO, José Benedito. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo: Summus, 1990. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano PRODANOV, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RIZZI, Márcia; SITA, Mauricio. Excelência no atendimento ao cliente: Encantar é preciso. Descubra como se tornar inesquecível para seus clientes. São Paulo: Ser Mais, 2012. ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 284 p. ROCHA, Rudimar Antunes Da. Administração de Marketing / Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt. – 2. Ed. rev. atual Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012. SERRENTINO, A. Mercado & consumo: O presente e o futuro no varejo. v.2. São Paulo: GS&M, 2009. SILVA, Luiz Fabrício. Atendimento ao cliente como diferencial competitivo. Disponivel:https://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2011/10/ATENDIMENTO-AOCLIENTE-COMO-DIFERENCIAL-COMPETITIVO.pdf . Acesso em 29 out. de 2021. VERGARA, Sylvia Constant. Relatórios e projetos de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2004.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642574970114913pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC COM RAG , DA SARA DE OLIVEIRA FALEIRO, 2021-2.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador