PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Previsão de demanda em uma fintech por meio do método da regressão linear múltipla
Autor(es): Pascoal, Isaque Marques
Primeiro Orientador: Resende, Vitor Hugo Martins e
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Ricardo Caetano
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Santiago Meireles
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a adequação da Regressão Linear Múltipla como um modelo de previsão de demanda de um produto de uma fintech. Para a elaboração do modelo preditivo foram levantados os dados históricos de solicitações de crédito da empresa, compreendendo o período entre abril de 2020 até agosto de 2021 e, complementar a estes, foram obtidos também os dados históricos pertencentes ao mesmo período de outras variáveis que foram selecionadas para compor o modelo, sendo elas o histórico de parcerias ativas da empresa, o PIB mensal em dólar, a taxa de juros Overnight/SELIC e o índice da taxa de câmbio efetiva real. Foi notado que os períodos entre março e abril de 2021 foram impactados pela pandemia do COVID-19 e portanto foram excluídos do conjunto de dados. Após isso foram elencadas as variáveis que possuíam uma boa correlação com a demanda para compor o modelo, sendo elas o PIB e a quantidade de parceiros, utilizou-se então o GRETL para gerar o modelo preditivo que alcançou um R² de 0,76. Foi validado através dos indicadores de erro CFE, MAD e SME que a previsão calculada possuía uma baixa margem de erro, além disto, foi estimado o intervalo de confiança com 95% de confiança para a previsão de demanda e esta compreendeu por completo todo a demanda no período, confirmando assim a qualidade do modelo criado. Conclui-se que o modelo criado consegue prever a demanda de uma fintech e além disto ele conseguiu explicar como os fatores PIB e quantidade de parceiros impactam na demanda da empresa, sendo possível implantar com facilidade o modelo na empresa e através da metodologia exposta no estudo, melhorar o modelo preditivo e avaliar o impacto de diversos outros fatores, sejam eles internos ou externos, na demanda da empresa.
Palavras-chave: Previsão de demanda
Regressão linear múltipla
GRETL
Fintech
Mínimos quadrados ordinários
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3242
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_FINAL_CORRIGIDO_ISAQUE MARQUES.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador